China acusa EUA de hackear universidade de aviação
NSA tentou invadir o sistema de universidade por uma campanha de phishing que tinha como alvos professores e alunos, segundo o país asiáticoBy - Luiz Nogueira, 6 setembro 2022 às 11:27
Constantemente, a China é acusada de usar hackers patrocinados pelo Estado para se infiltrar em diversos sistemas de governos dos EUA. No entanto, agora, ao que parece, a história pode ser o inverso.
Isso porque a China acusa os EUA, mais precisamente a NSA, a Agência de Segurança Nacional, de invadir o sistema de uma universidade financiada pelo governo. O local é especializado em estudos sobre aviação, aeroespaço e navegação.
Em um comunicado, o Centro Nacional de Resposta a Emergências de Vírus de Computador da China disse que o Escritório de Operações de Acesso Adaptado (TAO) da NSA enviou e-mails de phishing para professores e alunos da Northwestern Polytechnical University na tentativa de roubar dados e informações pessoais.
Como sempre acontece nesse tipo de abordagem, o objetivo é fazer com que os alvos cliquem em links maliciosos para que informações pessoais sejam roubadas. Para tentar fazer com que os profissionais clicassem nas ameaças, os e-mails continham informações sobre supostas avaliações científicas, defesas de tese e informações sobre viagens ao exterior.
No entanto, segundo a China, esse não é um ataque isolado. O país afirma que os EUA foram responsáveis por mais de 10 mil ataques cibernéticos classificados como “cruéis” nos últimos anos. Ao todo, estima-se que 140 GB de dados foram coletados nessas investidas.
Acusações dos EUA contra a China
Os EUA têm uma longa história de acusações de segurança contra a China. A NSA e o FBI emitiram um alerta em junho dizendo que hackers chineses apoiados pelo Estado estavam usando roteadores domésticos vulneráveis e dispositivos de armazenamento para obter acesso à infraestrutura das principais empresas de telecomunicações, enviando seu tráfego para servidores chineses.
Em fevereiro, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que a China está por trás de mais ataques cibernéticos aos EUA do que todas as nações juntas.
Via TechSpot
Comentários