CD Projekt Red usou mod da vagina ultrarrealista em ‘Witcher 3’ sem permissão, diz criador
Mod colocou partes íntimas femininas em altíssima definição no jogo, mas foi removida: CD Projekt Red disse que foi “não intencional”By - Rafael Arbulu, 14 fevereiro 2023 às 10:33
O autor do mod (que nossa equipe singelamente apelidou de “bruxecas”), que adicionava partes íntimas femininas ultrarrealistas em Witcher 3, disse que a publisher CD Projekt Red (CDPR) usou seu material sem a devida permissão. Você provavelmente já percebeu, mas vamos deixar aqui o aviso de que esse texto pode não ser seguro para o ambiente de trabalho (NSFW), ainda que a gente não vá mostrar nada explícito.
O mod agora tem um nome – Vaginas for Everyone (sim, é sério!) – e seu criador, falando ao Kotaku, disse que a modificação foi publicada via NexusMods, um canal muito conhecido pela comunidade pela criação independente de jogos para PC e consoles.
Com o lançamento da versão next gen de Witcher 3, a CD Projekt Red adotou em caráter oficial pouco mais de 70 modificações que incluem melhorias de exibição gráfica de ambientações, animações faciais e de corpo aprimoradas e… vaginas. Todas as vaginas – até das personagens que não fazem nu frontal em nenhuma parte do jogo.
Os “mamilos polêmicos” do The Witcher 3
Quando o mod em questão ganhou fama na última semana, a produtora polonesa prontamente o removeu, chamando tudo de “um erro não intencional”. Até então, o dono do material ainda não havia se manifestado. Agora, ele diz que a CDPR fez uso de sua criação sem tê-lo procurado antes. Ou seja: basicamente, ele só descobriu a situação quando viu o assunto estourar na imprensa.
Ele não elaborou exatamente o que quis dizer com “permissão”, mas ele parece ter o favorecimento da situação aqui: de acordo com as regras de publicação do NexusMods:
“O devido crédito ao autor original [da modificação] deve ser dado a não ser que o próprio autor especifique que isso não é necessário. É válido ressaltar que o mero crédito ao autor não é um substituto para a obtenção da devida e explícita permissão para a utilização, upload ou alteração de seu conteúdo.”
Em outras palavras: ainda que a CDPR tenha usado o mod em Witcher 3 com o crédito ao autor, ela primeiro deveria ter entrado em contato com ele para obter uma permissão oficial, sem sombra de dúvidas (um e-mail de confirmação ou mecanismo de áudio, por exemplo, já seriam suficientes). E, segundo o autor, isso não aconteceu.
O dono do mod, que o Kotaku não identificou, não respondeu se pretende tomar alguma ação contra a CDPR e, ao procurar pelo material na página de Witcher 3 no portal NexusMods, ele parece ter sido removido, já que nenhuma palavra-chave – nem mesmo seu nome oficial – resultam em sua listagem.
No lado da CDPR, a empresa não falou sobre os recentes comentários, mas um disclaimer da edição next gen do jogo afirma que as modificações obtidas pelos esforços da comunidade – ou seja, por meio de um portal independente como o NexusMods – foram devidamente permitidos e reembolsados antes de serem implementados e usados.
Estranhamente, o Vaginas for Everyone não estava na lista de arquivos usados, então claramente alguma falha de comunicação se deu no meio do caminho.
Ao final de tudo, com ou sem vaginas em 4K, a edição aprimorada de Witcher 3: Wild Hunt já está disponível para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.
Comentários