CCleaner pode ser baixado pela Microsoft Store
Após ter sido marcado como "software potencialmente indesejado" em 2020 pelo Windows Defender, o CCleaner, agora, pode ser baixado pela Microsoft StoreBy - Alvaro Scola, 11 janeiro 2022 às 17:53
Em 2020, a Microsoft entrou em uma polêmica com o programa CCleaner ao considerá-lo como um “software potencialmente indesejado”. Agora, quase dois anos depois, o famoso programa utilizado para fazer limpeza nos PCs está disponível de forma oficial para ser baixado através da Microsoft Store.
Na época em que o CCleaner foi banido, vale lembrar que o aplicativo oferecia a instalação de alguns programas adicionais. Assim, na hora de instalá-lo, os usuários poderiam instalar por engano, também, alguns aplicativos como o Google Chrome, Google Toolbar, Avast Free Antivirus ou o Avira Free Antivirus.
Apesar de esta prática de incluir programas em pacotes de instalação ser comum até hoje, o Windows Defender passou a identificar o aplicativo da Piriform como uma ameaça.
Já conforme aponta o site Softpedia, o CCleaner, agora, pode ser baixado no Windows 11 diretamente pela loja de aplicativos da Microsoft. Os comentários na página do programa apontam que o mesmo ingressou por lá em algum momento de dezembro, mas as mudanças feitas para isso ser possível não foram informadas.
CCleaner tem clones na Microsoft Store
Apesar do programa estar disponível na Microsoft Store para ser baixado de forma segura, a loja de aplicativos possui alguns programas com nomes similares para induzir alguns usuários ao erro. Um deles, como mostra a imagem abaixo, é o PCCleaner, que possui o mesmo ícone, mas que não é desenvolvido e nem tem qualquer relação com a Priform.
Assim, ao baixar o CCleaner pela Microsoft Store, certifique-se que o mesmo tem a “Piriform Software LTD” como sua desenvolvedora. Até o momento, não existe um link direto para o programa ser baixado através da loja do Windows 11.
Via: Neowin
Comentários