O casamento perfeito entre o low-code e a tecnologia blockchain para organizações
Com a união, empresas podem criar sistemas colaborativos e de alta performance, eliminando horas de trabalho das equipes de desenvolvimento com a construção de códigosBy - Adeísa Romão, 22 agosto 2022 às 22:15
O low-code leva a agilidade no desenvolvimento das aplicações que as empresas precisam. De acordo com o Gartner, até 2024 cerca de 65% dos softwares no mundo serão desenvolvidos a partir do low-code, que aceleram a digitalização e, ao mesmo tempo, reduz a dependência de mão de obra e também o tempo de implementação de software.
Um estudo feito pela OutSystems em parceria com a Forrester revela que uma aplicação em low-code consegue trazer até 506% de ROI para as organizações em menos de seis meses. Os resultados do relatório também demonstraram a melhora da produtividade do desenvolvedor, permitindo que as equipes entreguem mais aplicativos com o mesmo número de profissionais e em menos tempo.
Como o blockchain atrelado à tecnologia low-code pode beneficiar as empresas?
A tecnologia blockchain tem sido estudada para utilização em outros setores além do financeiro. Isso porque o blockchain fornece ferramentas para rastreabilidade, além de fornecer transparência nas transações, com maior confiança e colaboração. Esses dois benefícios são igualmente importantes nas áreas de logística, varejo e autenticação de ativos digitais, entre outros.
Ao trazer o blockchain associado ao low-code, as empresas podem criar sistemas colaborativos e de alta performance, eliminando horas de trabalho das equipes de desenvolvimento com a construção de códigos complexos. Uma plataforma altamente rápida e customizada como low-code, associa-se ao blockchain na construção de sistemas que possuem rastreabilidade e confiança, acelerando a evolução de sistemas legados e complexos.
Para trabalhar com dados é imprescindível ter segurança em todo o processo e o blockchain consegue dificultar a adulteração desses dados na rede, levando maior confiança para quem desenvolve e usa a aplicação. Juntos, bockchain e low-code levam performance às organizações, evoluindo sistemas antigos, de modo a acompanhar as mudanças do mercado e dos usuários.
Casos de implementação do low-code com blockchain
Um dos casos mais relevantes que gosto de citar é referente ao desenvolvimento de uma aplicação utilizando blockchain e low-code pela holandesa Vinturas. A empresa, além de ter a necessidade de trazer visibilidade para a cadeia de suprimentos de produtos acabados e veículos, com vários pontos de contato, transparência e com atualizações em tempo real, tinha um desafio ainda maior em conectar fabricantes e fornecedores que têm sistemas diferentes – e muitas vezes legados.
Então, o objetivo era construir uma solução confiável que fosse acessível desde a fabricação até a chegada ao revendedor, deixando claro cada passo do veículo na linha de produção. Com blockchain e low-code, a Vinturas construiu uma infraestrutura segura para compartilhamento de dados criptografados e processamento de documentos e, em seguida, desenvolveu um aplicativo web e móvel para todos os usuários da cadeia de suprimentos.
—
Adeísa Romão é diretora comercial da OutSystems no Brasil. Profissional de TI com mais de 30 anos de experiência, sempre foi apaixonada e motivada pela maneira que a tecnologia interfere e contribui no cotidiano das pessoas. Formada na primeira turma de Ciências da Computação da Universidade de Taubaté e com MBA Executivo pelo Insper, trilhou sua carreira em diversos projetos relevantes com equipes multidisciplinares, contribuindo no resultado de grandes multinacionais do setor.
Comentários