As pessoas passam o dia conectadas por meio de seus smartphones, dispositivos domésticos como assistentes virtuais ou em ambientes de trabalho com seus computadores, entre várias outras possibilidades. Então, é de se esperar que essa necessidade de conectividade, que traz inúmeras comodidades e avanços, continue quando entramos em nossos veículos – mas é preciso uma conexão que traga reais benefícios e, acima de tudo, segurança.

A transformação do setor automotivo tem sido acelerada pela digitalização, possibilitando carros conectados e inteligentes. A tecnologia redefinirá a experiência de dirigir, por meio de veículos mais seguros, customizados e inteligentes, criando verdadeiros “computadores sobre rodas”.  A função de direção autônoma, uma das que mais chamam a atenção em alguns dos novos modelos, é apenas um dos possíveis benefícios.

Os carros do futuro permitem a conexão com diversos dispositivos, controle por voz, conexão com assistentes virtuais, mapas, informações de trânsito, serviços de emergência, alertas de necessidade de manutenção e muito mais. Isso tudo é possibilitado pela IoT (Internet das Coisas), potencializada pela baixa latência da internet 5G, que estimulará ainda mais essa tendência.

Carros do futuro: tecnologia impulsiona revolução do setor automotivo com veículos inteligentes

Imagem: Shutterstock

 

Recentemente, a Qualcomm anunciou que os projetos voltados para o setor automotivo chegaram a US$ 30 bilhões, uma expansão superior a $10 bilhões desde que os resultados fiscais da empresa no terceiro trimestre foram anunciados.

O grande responsável por esse número expressivo é o aumento da adoção das soluções Snapdragon Digital Chassis em toda a indústria automobilística. Ela constitui nosso conjunto abrangente de plataformas automotivas conectadas à nuvem para telemática e conectividade, computação e assistência e autonomia ao motorista.

A Snapdragon Digital Chassis permite que as montadoras ofereçam experiências conectadas e inteligentes, de forma mais segura, personalizável e imersiva. A Mercedes-Benz AG e a Qualcomm anunciaram, recentemente, a colaboração das empresas para utilizar essas plataformas em veículos da montadora.  A iniciativa envolve a integração das plataformas Snapdragon Cockpit para alimentar cockpits digitais, bem como plataformas Snapdragon Automotive Connectivity para sistemas telemáticos, em futuros veículos.

Outro importante avanço da empresa no setor automotivo é o trabalho com a Red Hat, fornecedora líder de soluções de código aberto. As empresas se uniram para trazer sistemas operacionais baseados em Linux com certificação de segurança funcional (ASIL-B) para veículos de próxima geração que utilizam as plataformas Snapdragon Digital Chassis. O uso desses sistemas auxiliará as montadoras no desenvolvimento de veículos definidos em softwares, funções digitais e conectividade.

Cidades Inteligentes e Conectadas pelo 5G

Imagem: Unsplash

Desta forma, vemos que em um mundo cada vez mais conectado um dos bens de maior valor para os consumidores não poderia ficar de fora dessa evolução.  Os avanços tecnológicos devem trazer mais precisão, segurança e comodidade para as estradas, revolucionando a experiência de conduzir.

 


Silmar QualcommSilmar Palmeira é diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários