A Samsung lançou hoje (19) uma nova solução de segurança que visa proteger os seus dados dentro de um smartphone da família Galaxy contra roubos e furtos. Desenvolvida especificamente no Brasil, a novidade se chama “Cadeado Galaxy” e já pode ser adquirida para clientes da sul-coreana por meio de um site dedicado.

Durante o evento apresentado nesta manhã em São Paulo, o blog KaBuM! teve a oportunidade de conhecer alguns detalhes mais aprofundados da novidade.

Foto mostra slide de apresentação do Cadeado Galaxy, da Samsung

Imagem: Rafael Arbulu/blog KaBuM!

Essencialmente, o Cadeado Samsung é um serviço de assinatura não muito diferente do Samsung Care. O objetivo dele, no entanto, é outro: segundo explicou Eduardo Santos, diretor de mercado corporativo da divisão de Mobile Experience da Samsung, a ideia é criar um método que trave por completo o celular em questão de segundos, utilizando a tecnologia Knox, há muito usada pela Samsung em outros serviços, por meio de um acionamento telefônico que identifica o IMEI do smartphone caso ele seja roubado ou furtado de seu proprietário.

“IMEI”, para os não iniciados, é a sigla em inglês para “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Essencialmente, é o número serial do seu aparelho – e esse número, de 15 dígitos, é totalmente exclusivo do seu smartphone. Pense nele como uma impressão digital do dispositivo.

O novo serviço da Samsung é adquirido por meio de uma assinatura dedicada, com planos a partir de R$ 39,90. O mais interessante – e algo inédito na história da Samsung no Brasil – é que o benefício é estendido em caráter retroativo, ou seja, mesmo aparelhos que tenham sido lançados antes da chegada do Cadeado Samsung poderão ser contemplados por ele.

O executivo Eduardo Santos, da Samsung, apresenta o Cadeado Galaxy

O diretor da Samsung, Eduardo Santos, apresentou o “Cadeado Galaxy”, nova solução de segurança da empresa, nesta manhã em São Paulo (Imagem: Rafael Arbulu/blog KaBuM!)

Pra quem é o Cadeado Galaxy?

É importante ressaltar que, embora a gama de aparelhos atendidos pelo Cadeado Galaxy seja grande (veja a lista ao final do texto), não são “todos” os clientes da Samsung que serão contemplados pela novidade. Segundo a sul-coreana, há quatro parâmetros específicos que servem de “corte” para que você possa usufruir do serviço:

  • aparelhos equipados com Android 10 ou superior
  • aparelhos que usem software original da Samsung (a interface OneUI)
  • aparelhos especificamente fabricados no Brasil
  • aparelhos sem reserva de domínio ou gestão empresarial

Neste último, cabe uma explicação: “gestão empresarial” e “reserva de domínio” são expressões que se referem a aparelhos adquiridos por empresas e cedidos a seus funcionários. Faz sentido que o Cadeado Galaxy não valha para essa categoria, especificamente, uma vez que é comum que as próprias empresas adquiram soluções de defesa (seguros, softwares proprietários etc.) por conta própria.

“Os nossos smartphones oferecem experiências seguras e privacidade dos dados por meio da proteção Samsung Knox. Mas como acreditamos que é possível ir além e inovar em tudo que fazemos, inclusive em segurança, criamos o Cadeado Galaxy, que é mais um serviço que oferece comodidade para as pessoas ao manter os seus dados mais importantes sempre protegidos. Com um serviço nativo e impossível de ser removido, trazemos uma camada extra contra golpes e uso mal-intencionado das informações.” – Eduardo Santos, Samsung

Dados os devidos resguardos, nós vimos uma demonstração improvisada da solução, onde o “celular de Eduardo” foi parar em outras mãos que não a dele. O serviço foi acionado por uma ligação e, em coisa de três segundos e algumas opções digitadas durante o atendimento eletrônico, ele foi imediatamente bloqueado, e absolutamente nenhuma função funcionava. Conforme adiantamos no Twitter, entretanto, tratava-se de um evento da empresa, dentro de um ambiente controlado pela empresa, então vale aqui a cautela.

Há quem possa pensar na ausência de contemporaneidade de uma solução cujo acionamento é feito por atendimento telefônico, mas isso não é de todo estranho: quando você tem seu carro roubado ou acidentado, você liga para o seguro, afinal. E mesmo em caso de furtos de celular, não é difícil de imaginar um cenário onde um outro aparelho lhe é emprestado por um amigo ou alguém por perto.

Enquanto a apresentação se desenrolava na ocasião, nós nos inscrevemos no serviço de forma independente e o processo todo foi bem rápido: acessamos o site específico, informamos o IMEI do nosso aparelho – um Galaxy S23 (edição de base) – para que o sistema avaliasse a elegibilidade.

Uma vez que isso foi confirmado, o site nos pediu nome completo, CPF e uma selfie para fins de reconhecimento facial. Na tela seguinte, veio a confirmação de ingresso ao serviço e, minutos depois, uma segunda confirmação, via e-mail. Nada muito inovador, mas também nada complicado.

Segundo a Samsung, o serviço pode ser adquirido de maneira independente – assinaturas anuais com preços de R$ 39,90, R$ 49,90 ou R$ 59,90 mensais – ou como um benefício adicional da plataforma de segurança Samsung Care, disponível em vários formatos de assinatura (e preço). A empresa disse que o Cadeado Galaxy não traz nenhum custo adicional a quem já assina a plataforma de seguros.

Ah, sim. Como promoção de lançamento, os aparelhos mais recentes da Samsung contam com dois anos de Cadeado Galaxy gratuitos. Tais aparelhos incluem: toda a linha Galaxy S 22 e S23, o Galaxy S21 FE 5G, e os dobráveis Z Fold3, Z Fold4, Z Flip3 e Z Flip4. Os modelos anteriores, no entanto, já começam a pagar a partir do momento da assinatura.

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