BYD e Tesla: carros elétricos e anfíbios que flutuam na água
BYD publica vídeo de SUV elétrico que usa rodas como hélices na água e Cybertruck da Tesla é flagrada dentro do mar no Golfo do MéxicoBy - Cesar Schaeffer, 22 novembro 2023 às 15:04
Se a grande dúvida da sua vida estiver entre comprar um barco ou um carro elétrico, a BYD e a Tesla podem acabar com sua angústia muito em breve – claro, desde que sua conta bancária esteja bem recheada para importar um carrão anfíbio.
A YangWang, uma submarca da montadora chinesa de carros elétricos, apresentou a incrível capacidade aquática do seu SUV U8. À venda exclusivamente na China por enquanto, o modelo tem um modo de emergência no qual é capaz de flutuar – o que seria incrivelmente útil em situações de enchentes, por exemplo.
U8, o carro anfíbio da BYD
A empresa compartilhou um vídeo do U8 executando o modo de flutuação de emergência, que é acionado de forma autônoma como um dispositivo de segurança.
Designed with the newest safety innovations. YANGWANG U8.
Emergency Floating Mode allows for the navigation through water during emergencies, by initiating a quick engine shutdown, raising the suspension elevation, closing windows, opening the sunroof, and displaying water depth… pic.twitter.com/l2ZaxRCPOt
— BYD (@BYDCompany) November 21, 2023
O sistema inteligente do veículo detecta quando o carro está boiando e aciona automaticamente o modo de emergência, no qual as rodas são usadas como hélices, permitindo que o motorista mantenha total controle da direção.
Tesla levou o novo Cybertruck para nadar
Curioso é que um dia antes de a BYD divulgar o vídeo do modo anfíbio do seu SUV elétrico, a Tesla fez um teste bastante ousado com sua picape Cybertruck.
O modelo foi flagrado em uma praia no Golfo do México, depois que Elon Musk afirmou que o modelo era capaz de flutuar. Aliás, o polêmico executivo já chegou a dizer que outros carros da marca poderiam ser usados “brevemente” como barcos – o que nunca foi levado tão a sério.
Já em relação ao Cybertruck, Musk reiterou a afirmação – o que faz mais sentido por se tratar de um veículo off-road. No ano passado, o CEO disse que o Cybertruck seria “à prova d’água o suficiente” para servir como barco e atravessar rios, lagos e até mares.
Segundo o CEO, a proposta é que o modelo seja capaz de, por exemplo, cruzar uma rota aquática de cerca de 360 metros – que seria a distância entre a base da SpaceX e a ilha South Padre, no Texas.
Essa e outras curiosidades sobre o Cybertruck devem ser salientadas no evento de entrega dos primeiros modelos do novo SUV off-road elétrico da Tesla no dia 30 de novembro.
Comentários