O último relatório fiscal da Sony trouxe mais surpresas do que o número absurdo de PlayStation 5 vendidos até o momento – que poderia ser maior, não fosse a escassez de chips. Na apresentação para investidores, a empresa revelou que quer expandir seu catálogo de games com o lançamento de mais de 10 jogos como serviço até 2026.

A notícia não só tem tudo a ver como a recém-anunciada aquisição da Bungie como mostra que a companhia japonesa quer ir além dos exclusivos single-player com foco em história – uma das marcas registradas do PlayStation Studios.

Sony expandindo seu portfólio

A franquia Destiny é um dos maiores expoentes da categoria de jogos como serviço, com seus dois episódios principais entretendo por anos os jogadores com a ajuda de atualizações, expansões, pacotes de conteúdo e outras novidades. A IP, claro, agora fica sob controle da Sony, mas o game é só a base da estrutura que a Sony quer construir.

Para o CFO da empresa, Hiroki Totoki, incorporar o expertise da Bungie nessa categoria é essencial para alavancar uma nova era de projetos nos games. “Por meio de uma estreita colaboração entre a Bungie e o PlayStation Studios, pretendemos lançar mais de 10 jogos como serviço até o ano fiscal que termina em março de 2026”, comentou o executivo.

Ou seja, as recentes aquisições e remanejamentos internos nos estúdios da Sony podem ser menos uma resposta às compras bilionárias da Microsoft e mais uma tentativa de fazer frente a um gigante do setor que cresce cada vez mais: Fortnite, da Epic Games.

O Xbox já começou a fazer essa transição há algum tempo, com títulos que mesmo com um início turbulento, vão ganhando fôlego e conquistando um público fiel com o tempo, como Sea of Thieves e State of Decay 2.

Enquanto isso, a dona do PlayStation seguia dando continuidade à sua receita de sucesso anterior, com jogatinas solo de franquias como Returnal, Ratchet & Clank, Spider-Man, Horizon, Ghost of Tsushima e muitas outras. Pelo menos, até agora.

De onde virão esses 10 jogos como serviço?

Essa é a pergunta do milhão – ou melhor, bilhão – no momento. Destiny, com toda certeza é um deles, seja com uma maior longevidade para Destiny 2 ou o lançamento de um 3º jogo-base. Mas a própria Bungie prepara novidades.

Rumores indicam que a próxima IP do estúdio, um projeto de codinome “Matter”, será um game de ação multiplayer que pode chegar ao mercado em meados de 2025. A Naughty Dog também trabalha em um projeto online secreto há alguns anos, além de ainda dever o modo multiplayer de The Last of Us Part 2.

Outra prata da casa que deve se envolver com isso é a Guerrilla Games, que abriu vagas recentemente para profissionais especializados em jogos multiplayer. Faz sentido, já que, com o lançamento iminente de Horizon Forbidden West, a desenvolvedora fica livre para focar em novas empreitadas.

Horizon Forbidden West

Imagem: Guerrilla Games

Demais projetos podem envolver o London Studio, que já revelou estar desenvolvendo um novo jogo online e o apoio da Sony a projetos de parceiros. A empresa está bancando uma IP inédita sendo desenvolvida pelo estúdio de Jade Raymond (ex-Stadia), encomendou um jogo multiplayer para a Firewalk (formada por veteranos da própria Bungie) e já garantiu a distribuição do título de estreia da Deviations Games (criada por ex-líderes de Call of Duty).

Será que a mudança de ares vai dar conta de colocar a companhia no mapa dos jogos como serviço? Acha que essa estratégia pode pegar mal com o público atual do PlayStation? Deixe a sua opinião sobre o assunto mais abaixo, na seção de comentários do blog KaBuM!!

Via: The Verge

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