Início Tecnologia “Britcoin”: Reino Unido considera adotar uma moeda digital

“Britcoin”: Reino Unido considera adotar uma moeda digital

Depois de China, Japão e Suíça, britânicos estudam a viabilidade de lançar uma moeda digital oficialmente no país

Moedas digitais continuam se tornando uma realidade “oficial” em diversos países. Nesta segunda-feira (19) foi a vez do Reino Unido; o Banco da Inglaterra e HM Treasury disseram que vão explorar “uma nova forma” de dinheiro virtual para os setores público e privado.

“Estamos lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório em uma potencial moeda digital do banco central”, afirmou Rishi Sunak, ministro das Finanças britânico.

O Banco da Inglaterra fez questão de dizer que uma versão digital da libra esterlina não substituiria o dinheiro físico, nem as contas bancárias já existentes. De qualquer forma, a decisão de adotar uma moeda digital pode trazer um grande impacto para o sistema financeiro do país.

Alguns especialistas defendem que o dinheiro virtual pode acelerar as transações, reduzir custos e até despertar o interesse de mais pessoas pela economia. Por outro lado, há quem alerte que uma moeda digital pode prejudicar os bancos e ainda dificultar a manutenção da estabilidade financeira do país.

moeda digital
Imagem: Marta Branco / Pexels

A tendência da moeda digital

Segundo o Fórum Econômico mundial, 86% dos bancos centrais do mundo já estudam a viabilidade de adotar uma moeda digital. A China é o país mais avançado nessa ideia. Mas Japão e Suíça também já lançaram suas moedas virtuais oficiais.

Na semana passada, o Banco Central Europeu revelou que estuda uma versão eletrônica para complementar cédulas e moedas, mas que qualquer lançamento ainda levaria vários anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES