A Associação Brasileiras das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) lançou um programa que tem como objetivo promover a criação de competências de desenvolvimento web no país.

Para isso, a iniciativa, que reúne as maiores empresas de tecnologia da informação (TI) em operação no Brasil, planeja treinar 156 mil desenvolvedores. A ideia é descrita como a mais ambiciosa do tipo já realizada por aqui.

O treinamento ministrado pela Brasscom deve durar três meses, com carga horária total de 264 horas. As aulas terão como tema HTML, CSS, e JavaScript. O formato delas será híbrido, mesclando ensino presencial e online.

Por enquanto, duas instituições de ensino e duas organizações sem fins lucrativos do setor educacional serão selecionadas para participar de uma edição piloto. A primeira turma deverá contar com 100 alunos, divididos em quatro turmas de diferentes regiões do Brasil.

O curso será gratuito e ainda vai contar com uma ajuda de custos não divulgada, mas que servirá para ajudar a cobrir despesas mensais de alimentação, viagens e internet. Ao fim do período de estudo, os participantes ainda receberão R$ 100.

Dinheiro investido pela Brasscom

Essa fase inicial será totalmente financiada pela Brasscom, que deverá desembolsar R$ 278 mil. Após analisar os resultados, a associação planeja lançar o programa em grande escala.

O projeto visa suprir uma demanda por profissionais de TI no Brasil. De acordo com um estudo da própria Brasscom, entre 2019 e 2024, o país precisará formar 420 mil novos trabalhadores para cumprir as demandas do setor.

Se considerarmos isso anualmente, seria necessário formar 70 mil pessoas. No entanto, atualmente, o país consegue produzir 46 mil profissionais de tecnologia a cada 12 meses.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários