Mais e mais satélites. Depois da SpaceX e, mais recentemente, da Amazon, agora é a Boeing que promete entrar na briga para oferecer serviço de internet banda larga diretamente do espaço. A empresa de aviação recebeu autorização da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para lançar sua primeira constelação de satélites.

O serviço da Boeing atenderia clientes domésticos, comerciais e governamentais em todo o mundo. A empresa ainda não comentou quando pretende lançar os primeiros satélites ou quais recursos o serviço vai oferecer.

O que já se sabe é que a Boeing operaria em altitudes muito mais altas que os satélites Starlink, da SpaceX. A maior parte ficaria a cerca de 1.000 km, enquanto um lote menor de cerca de 15 satélites de órbita não geoestacionários, operaria entre 27.000 e 44.000 km de altitude. Os satélites da Starlink ficam bem mais baixos; operam entre 350 e 560 km. A diferença de altitude pode influenciar na latência da conexão, mas isso testes futuros irão dizer.

Segundo a Reuters, o projeto da Boeing está em desenvolvimento há bastante tempo. O primeiro pedido de aprovação ao FCC é de 2017. Dois anos depois, em 2019, a SpaceX entrou com um pedido para que o serviço concorrente fosse limitado ou totalmente rejeitado uma vez que traria alto potencial de “interferência” à internet via satélite da Starlink.

Internet espacial é o futuro?

Este semana, a Amazon anunciou que também está pronta para lançar seus primeiros satélites de banda larga, no final de 2022. O Project Kuiper vai começar com apenas dois protótipos de satélites em órbita. Os lançamentos iniciais, previstos para o fim do ano que vem, vão ajudar a empresa de Jeff Bezos a ajustar o projeto e também os procedimentos de lançamento.

Amazon Project Kuiper

Imagem: divulgação

Boeing vs. Amazon vs. SpaceX

O Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, está alguns passos a frente nessa corrida. Cerca de 2.000 satélites da empresa já orbitam a Terra e o serviço tem milhares de testadores beta. Segundo a SpaceX, mais de 500.000 pessoas encomendaram o serviço em todo mundo.

Amazon está pronta para lançar satélites para serviço de internet

Imagem: Starlink

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários