Fãs de ‘Dragon Age’ estão preocupados com o futuro do próximo jogo da marca – Dragon Age: Dreadwolf – após um comunicado dos estúdios BioWare confirmar a demissão de aproximadamente 50 pessoas da equipe.

Uma dessas pessoas é Mary Kirby, a principal escritora e roteirista da marca, que vinha atuando na criação de cânone e personagens desde o nascimento da marca Dragon Age em novembro de 2009. Kirby, que confirmou sua saída da BioWare pelo Twitter ao mesmo tempo em que pedia recomendações de trabalho, assina a autoria de alguns dos nomes mais memoráveis da série de jogos – é dela a criação do popular anão espião e mercador Varric Tethras, por exemplo.

Tudo indica que as demissões vieram após uma reformulação em cascata feita pela publisher Electronic Arts, que distribui o jogo e comprou o estúdio BioWare em outubro de 2007. Há alguns meses, conforme falamos aqui, a EA manifestou o desejo de ser “uma empresa mais ágil e focada”.

As demissões não se limitam apenas ao estúdio, já que a EA também cortou relações com uma empresa terceirizada – a Keywords – que estava ajudando no desenvolvimento de Dragon Age: Dreadwolf. Segundo informou a publisher, “um novo acordo” não pôde ser assinado com a companhia e o atual contrato será finalizado sem renovação no final de setembro.

A Keywords é especializada em serviços de controle de qualidade, playtesting e coordenação de testes abertos e fechados junto ao público – os populares “betas”. Segundo informações do GamesBeat, parte dos funcionários da Keywords se sindicalizou na primeira associação do tipo para a indústria no Canadá, ao final de 2022. Não foi informado se a ação teve peso na decisão da EA.

Dragon Age - Dreadwolf

Imagem: Divulgação/BioWare

Demissões colocam Dragon Age e Mass Effect em xeque

Apesar da BioWare confirmar que tanto Dragon Age: Dreadwolf como o novo Mass Effect seguem em desenvolvimento, a reação dos fãs às demissões foi obviamente desgostosa. No Reddit, várias pessoas condenaram a saída de Mary Kirby enquanto outros usuários afirmavam que, mesmo que o jogo saia, fará falta a experiência de pessoas que atuam nas franquias desde os seus primórdios.

A BioWare lamentou a saída desta e de outros profissionais, dizendo que as demissões são “incrivelmente dolorosas”:

“Isso é algo profundamente doloroso e humilhante de se escrever. Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que o processo seja levado com empatia, respeito e comunicações claras.” – Gary McKay, gerente geral dos estúdios BioWare

O problema com as demissões, segundo alguns usuários, não é a existência dos jogos em si – a BioWare já deixou claro que o desenvolvimento continua e que Mass Effect vem logo depois de Dreadwolf – mas sim em questões pós-lançamento, como DLCs e segmentações transmídia: ambas as franquias são acostumadas a criarem conteúdos que “amarram” várias histórias – uma narrativa nos games pode ter continuação ou explicação prévia em um quadrinho dedicado ou animação, por exemplo.

Com isso, alguns internautas estão reclamando que, depois destes dois jogos, ambas as franquias podem perder o “tom” que as tornaram historicamente populares em primeiro lugar.

Vale citar que, embora o anúncio do novo Mass Effect seja relativamente recente, Dragon Age: Dreadwolf foi anunciado em dezembro de 2018, durante o Game Awards daquele ano.

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