Na semana passada, uma carta aberta assinada por Elon Musk e outros mil especialistas em inteligência artificial (IA) pedia uma pausa urgente no desenvolvimento de sistemas “mais poderosos” do que os apoiados pela Microsoft – como o GPT-4, da OpenAI.

Em entrevista à Reuters, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse que esse posicionamento não é o mais correto, já que interromper o desenvolvimento de inteligência artificial não “resolverá desafios” futuros.

Imagem mostra a tela de um notebook com o logotipo do GPT-4 e da OpenAI, a dona do ChatGPT

Imagem: Muhammad S0hail/Shutterstock.com

Ainda segundo ele, o que deveria ser feito é focar na melhor forma de usar os avanços no campo da IA em vez de interromper tudo de vez, já que seria difícil prever como uma pausa no setor poderia funcionar globalmente.

“Não acho que pedir a um grupo específico para fazer uma pausa resolva os desafios. Claramente há enormes benefícios nessas coisas. O que precisamos fazer é identificar as áreas complicadas”, disse Gates.

Embora seu foco seja quase exclusivo na Fundação Bill e Melinda Gates, ele tem sido um defensor otimista dos esforços da inteligência artificial ao descrevê-la como revolucionária, assim como a internet e os smartphones.

“Realmente não entendo a quem eles estão dizendo que podem parar, e se todos os países concordam em parar e por quê. Mas há muitas opiniões diferentes nessa área”, finaliza.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários