Atualização do Chrome tornará bloqueadores de anúncios menos eficazes
Transição para a plataforma Manifest V3 trará mais segurança ao Chrome, mas vai alterar o funcionamento de bloqueadores de adsBy - Igor Shimabukuro, 3 outubro 2022 às 10:16
Quem costuma utilizar o AdBlock extensões para bloquear anúncios indesejados no Google Chrome terá de pensar em alguma outra alternativa a partir do ano que vem. Isso porque uma atualização programada da plataforma de extensões do navegador vai diminuir (e muito) a eficácia dessas ferramentas.
Por meio de um recente comunicado, a big tech informou que está se preparando para a transição do Manifest V2 para o Manifest V3, o que vai obrigar desenvolvedores e empresas a adaptarem suas extensões para os novos protocolos do browser a partir do ano que vem.
O grande problema é que há controvérsias sobre a mudança. Por um lado, o Google reforça que o update será importante para que usuários do Chrome tenham mais segurança, tranquilidade e transparência ao navegar e instalar extensões. Por outro, essa atualização alteraria o funcionamento de bloqueadores de anúncio.
Propagandas serão realidade
Atualmente, ferramentas como uBloc Origin e AdGuard utilizam a API webRequest do navegador do Google para impedir solicitações HTTP. Embora o método seja eficaz para bloquear ads, torna o carregamento e renderizações de sites significativamente mais lentos — algo que a big tech não quer.
O Manifest V3 tem a premissa de solucionar esse atraso, mas em contrapartida, exigirá que desenvolvedores utilizem a API um declarativeNetRequest para uma lista de bloqueios de URLs específicas. O detalhe é que essa lista de regras é limitada a 30 mil entradas, bem abaixo das mais de 300 mil entradas que uma lista de bloqueio de anúncios pode ter.
Isso significa que os bloqueadores vão simplesmente parar de funcionar? Não necessariamente. Mas suas eficácias vão ficar bem distantes das vistas hoje em dia, e propagandas chatas seguirão como uma dor de cabeça para usuários do Chrome.
Cronograma de mudanças do Chrome
Dito isso, é bom que usuários já comecem a ficar atentos. Com a chegada do Chrome 112 em janeiro de 2023, o Google iniciará a descontinuação de extensões do Manifest V2 nos canais Canary, Dev e Beta. Em junho, com a versão 115 do browser, o fim do suporte chegará para a versão estável do navegador e extensões com o Manifest V2 vão aparecer como não listadas na Chrome Web Store.
Já em janeiro de 2024, todas as extensões da plataforma antiga serão desativadas da loja, junto com a expiração da política corporativa do Manifest V2.
Bom para as anunciantes. Péssimo para quem as detesta.
Via: Engadget
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