Provando que tem gente na internet sem mais o que fazer, um bando de idiotas trolls resolveram atacar o ator Ned Luke, que viveu Michael DeSanta em GTA V, com uma ação de swatting. Luke estava em uma live com fãs do jogo quando recebeu uma ligação em seu celular, avisando que sua casa estava cercada por policiais.

Swatting” é o termo pelo qual ficou conhecida a ação de se chamar autoridades policiais à residência de uma pessoa online – essencialmente, o endereço dessa pessoa é descoberto por trolls, que procedem a ligar para a polícia da área, fazendo alguma acusação grave que gere a resposta de uma equipe tática, como a conhecida SWAT.

A ação não é livre de casos perigosos. Em pelo menos duas ocasiões, ataques de swatting resultaram na morte de suas vítimas: em 2017, Andrew Finch foi alvejado pela polícia após uma ligação falsa afirmar que ele estaria mantendo reféns sob mira de uma arma em sua casa. O culpado – Casey Viner – havia perdido para a vítima em uma partida de Call of Duty: World War II.

Outro caso aconteceu em 2020, quando Mark Herrig foi vítima de swatting – ele, que tinha um problema cardíaco, não resistiu ao susto de ver inúmeros policiais cercando a sua casa e acabou sofrendo um ataque do coração. Herrig era dono da arroba “@Tennessee” no Twitter, e recusou-se a vendê-la quando lhe fizeram uma oferta.

No caso de Luke, o ator de GTA V conseguiu acalmar a situação ao atender o telefone e avisar que estaria saindo para falar com os oficiais e, felizmente, nada aconteceu. Alguns fãs culparam a Rockstar Games, publisher do jogo, por não esconder o endereço de IP do ator (normalmente, é assim que hackers descobrem a localização de suas vítimas). Luke rapidamente defendeu a companhia (via IGN):

Imagem mostra o ator Ned Luke, de GTA V

Imagem: IMDB/Reprodução

“Vocês estão tirando conclusões bem ruins.

Isso não teve nada a ver com a Rockstar. Esses filhos da p*** vazaram minhas informações privadas há anos e têm feito coisas assim desde então. A informação de qualquer pessoa pode ser obtida online se você for doente o suficiente para querer encontrá-la.” – Ned Luke, sobre seu caso de swatting

Felizmente, este foi um caso com uma conclusão feliz, e Ned Luke pôde voltar à transmissão em uma data posterior.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress