Ataques DDoS têm crescimento recorde no trimestre, revela Cloudflare
Utilizando milhares de máquinas e dispositivos para inutilizar serviços online, ataques do tipo DDoS cresceram até 289% no último trimestreBy - Marcelo Rodrigues, 8 novembro 2021 às 13:57
Em seu mais recente relatório de dados sobre o tema, a Cloudflare revelou que os ataques do tipo DDoS bateram recorde no último trimestre, estão focando principalmente os serviços de VoIP (voz sobre IP) e criam picos de acesso agressivos de mais de 1 Tbps (terabytes por segundo).
DDoS: alvos e atacantes
Para chegar nesse volume absurdo de requisições de acesso, os criminosos utilizam as chamadas botnets: redes de computadores própria ou conquistadas em outros ataques para focar em um único endereço de IP, empresa ou serviço.
Segundo o levantamento, boa parte desses ataques vêm da China, dos Estados Unidos e da Índia – o Brasil está em 4º lugar. O mais interessante desse recorte é que, apesar de os ataques DDoS de origem chinesa terem caído mais de 30%, o país segue no topo do ranking dessas campanhas.
Entre os alvos dos hackers, os EUA continuam em primeiro lugar, mas organizações do Canadá e do Reino Unido também foram gravemente afetadas por esse novo crescimento do cibercrime. Globalmente, esses ataques dispararam mais de 44% no último trimestre.
O período também trouxe um dos maiores ataques digitais da história, utilizando botnets convencionais e dispositivos IoT (Internet das Coisas) invadidos – como câmeras de segurança, TVs, roteadores e mais – para disparar mais de 17,2 milhões de requisições por segundo contra alvos do mercado financeiro.
O cenário atual desses ataques
Embora o trimestre tenha trazido campanhas que ultrapassaram a marca de 1 Tbps de acessos indevidos – chegando a um pico de 1,2 Tbps –, foram as empreitadas mais convencionais que chamaram atenção pelo seu crescimento desenfreado.
Os ataques entre 500 Mbps e 1 Gbps cresceram nada menos do que 289% nos últimos três meses, enquanto os de 1 Gbps até 100 Gbps subiram cerca de 126%. A maioria desses ataques dura menos de 1 hora, mas o tempo é o suficiente para causar prejuízos graves às empresas e seus consumidores.
Para especialistas, as companhias devem encarar o DDoS como uma ameaça real e que precisa ser combatida ativamente, não apenas quando seus serviços saem do ar. Ainda mais porque, recentemente, tem-se notado um padrão de ataques do tipo estarem ligados a tentativas de extorsão semelhantes a do que acontece com os ransomwares.
Fonte: ZDNet
Comentários