O Ray Tracing, uma tecnologia de aprimoramento de imagens até então disponível apenas em consoles e placas de vídeos mais parrudas para PCs, está chegando também aos smartphones (e tablets).

Esta semana, a Arm anunciou uma nova GPU móvel com suporte à tecnologia a partir do hardware. Chamado de Immortalis e com pelo menos 10 núcleos, a nova GPU trará também vai contar com sombreamento de taxa variável para oferecer maior desempenho e economizar a vida útil da bateria.

Forza Horizon 5 em 8K e com Ray Tracing

Forza Horizon 5 em 8K e com Ray Tracing – Imagem: reprodução/Digital Dreams

Ray Tracing no celular

A tecnologia Ray Tracing requer um poder de processamento que a manteve longe dos dispositivos móveis por algum tempo. Mas com o constante avanço e evolução dos smartphones e tablets, este desafio está prestes a se tornar coisa do passado.

A GPU Mali-G710, lançada no ano passado, já suportava a tecnologia de traçado de raios; porém, a partir do software. A diferença agora é que a Immortalis usará a tecnologia semelhante ao que é feito nas placas de vídeo da linha RTX, da Nvidia, ou da série RX 6000, da AMD. Os consoles de última geração – PlayStation 5 e Xbox Series – também suportam o traçado de raios.

Batman Arkham Knight com Ray Tracing

Batman Arkham Knight com Ray Tracing – reprodução: Digital Dreams

A Arm prometeu uma apresentação no dia 24 de agosto com mais detalhes sobre suas novas GPUs.

nova GPU Arm com Ray Tracing

Imagem: Arm

Arm não é a primeira…

Em janeiro, a Samsung anunciou o Exynos 2200, seu novo processador para smartphones.

O destaque da criação é a presença da arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD, que permite suporte a muitos recursos, como o Ray Tracing.

Samsung Exynos 2200

Imagem: Samsung

Via: Techspot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários