Atualize seu iPhone, iPad e Mac; falha permite que dispositivos sejam “sequestrados”
Vulnerabilidade reconhecida pela Apple permite que hackers invadam e assumam o controle dos aparelhos da marca; atualização corrige o problemaBy - Luiz Nogueira, 19 agosto 2022 às 9:19
A Apple alerta seus usuários de uma vulnerabilidade que pode secretamente assumir o controle dos seus dispositivos. Para corrigir o problema de segurança, a empresa acaba de lançar atualizações para iPhone, iPad e Mac.
Em nota, a Apple afirma que está “ciente do problema” e que a falha pode ter sido “explorada ativamente”, sugerindo que os hackers já usaram a vulnerabilidade para comprometer dispositivos da marca.
São dois updates: um para Mac e outro para os demais dispositivos. No caso dos computadores, a falha está presente na versão Monterey do sistema.
Já para o iPhone, a vulnerabilidade pode ser encontrada nos modelos 6s ou posterior. Os tablets da empresa também não escaparam, com a falha presente nos modelos iPad Pro, Air 2 e posterior, bem como iPad de 5ª geração e superior, iPad Mini 4 e posterior.
Além disso, há relatos sobre o problema também pode afetar modelos de 7ª geração do iPod Touch.
Implicações para os produtos Apple
Seja qual for o dispositivo, se ele estiver entre os citados, pode ser que esteja presente uma vulnerabilidade que permite aos invasores executarem códigos arbitrários no nível de kernel. Isso faz com que, após algumas operações, criminosos assumam o controle dos aparelhos.
Até então, a Apple não detalhou quantos usuários foram afetados pelo problema, mas avisa que as falhas existem e podem prejudicar os donos de equipamentos da empresa. Portanto, é sempre recomendado manter o dispositivo atualizado.
Como atualizar para a versão mais recente?
Para ajudar quem ainda está em dúvida se o sistema está atualizado com o update mais recente, preparamos um pequeno tutorial sobre como fazer o download e a instalação do pacote de correção.
Primeiramente, vale citar que a versão mais recente do iOS e do iPadOS é a 15.6.1. No caso do macOS, o computador deve estar na 12.5.1. Além disso, antes de atualizar, a Apple recomenda que o usuário faça backup do dispositivo no iCloud ou no computador.
1. Ligue o aparelho à tomada e conecte-o a uma rede Wi-Fi;
2. Em seguida, acesse “Ajustes” e procure por “Atualização de Software”;
3. Em alguns casos, há duas opções disponíveis, basta escolher a mais recente para instalação.
Via: ZDNet
Comentários