O icônico símbolo da Apple é reconhecido no mundo todo – e a empresa parece querer que isso continue não só em seus produtos. Isso porque foi citado que a Empresa da Maçã está tentando registrar imagens de maçãs reais.

Como descrito pelo Wired UK, a Apple tenta, desde 2017, registrar representações de maçãs na Suíça como sua propriedade. Essa questão preocupa empresas como a Fruit Union Suisse, que usa como símbolo uma maçã vermelha contra uma cruz branca há quase 111 anos.

Caso a solicitação seja aceita, a empresa pode ser forçada a mudar seu logotipo. A requisição da Apple é para poder representar sua marca com fotos em preto e branco de uma maçã do tipo Granny Smith.

Maçãs Granny Smith

Imagem: Daxiao Productions/Shutterstock.com

O pedido da empresa ainda descreve uma série de possíveis usos da imagem. No entanto, por enquanto, apenas alguns usos foram concedidos, já que foi decidido que bens de consumo, como maçãs, são consideradas de domínio público.

Obviamente, a companhia registrou um apelo acerca da decisão, pois busca garantir os direitos para usos comuns de imagens da fruta, como material audiovisual para a TV e outras transmissões.

“Temos dificuldade em entender isso, porque não é como se eles estivessem tentando proteger sua maçã mordida. O objetivo deles é realmente possuir os direitos de uma maçã real que, para nós, é algo realmente quase universal”, disse Jimmy Mariéthoz, diretor da Fruit Union Suisse.

Ele ainda admite que há preocupações sobre o caso, já que ninguém sabe quais tipos de imagens a Apple vai autuar como se fossem suas marcas registradas.

Apple na caça às maçãs pelo mundo todo

Imagem com fundo preto e contorno multicolorido da maçã logo da Apple para anunciar o evento para desenvolvedores da empresa WWDC23

Imagem: reprodução/Apple

Mas não é só na Suíça que a Apple busca o registro de fotos reais de maçãs. Foram registradas tentativas em dezenas de países, obtendo algum sucesso no Japão, Turquia, Israel e Armênia.

Ao que parece, não é só nessa questão que a empresa está focada. Em 2020, a companhia abriu um processo contra um desenvolvedor de apps fitness que usava uma pêra como símbolo.

App Super Healthy Kids

Imagem: TechSpot

Na ocasião, a Apple disse que o logotipo da empresa foi baseado em sua própria identidade visual, fazendo com que o desenvolvedor alterasse a aparência do ícone de seu app.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários