A Apple liberou nesta sexta-feira (1º) uma atualizações para de software para iOS, iPadOS e macOS, com intuito de corrigir duas vulnerabilidades de segurança de dia zero.

Os créditos pela identificação da falha foram dados ao pesquisador de segurança Clément Lecigne, do Threat Analysis Group (TAG) do Google. De acordo com o relatório liberado pela Apple, com base nas informações de Lecigne, as vulnerabilidades atingem o navegador Safari e podem ser exploradas para permitir a execução de conteúdo web arbitrário, com intuito de roubar informações sensíveis de vítimas, bem como podem levar ao processamento de conteúdo web para execução de código malicioso.

Apesar de reconhecer as brechas de segurança, a Apple não confirmou quaisquer ataques identificados que estivessem explorando tais falhas.

Ainda segndo o relatório, os patches corrigem as falhas dentro de iPhones XS e modelos mais recentes, iPad Pro de 12,9 polegadas de 2ª geração e posterior, iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 11 polegadas de 1ª geração e posterior, iPad Air de 3ª geração e posterior, iPad de 6ª geração e posterior, e iPad mini de 5ª geração e posteriores.

Apple e falhas de segurança 0-day: veja como corrigir

Lembrando que são chamadas de “dia zero” (também conhecidas como 0-day ou, ainda, zero-day) as vulnerabilidades de segurança recém-descobertas por fornecedores de sistemas, mas que já estão sendo ativamente exploradas por cibercriminosos.

Ou seja, em geral esse tipo de falha de segurança é uma das mais críticas justamente porque ela está sendo explorada antes mesmo de ser corrigida. Por isso a importância de atualizar os sistemas assim que as correções são liberadas, para que a brecha seja endereçada.

Neste caso, embora estejam classificadas como de “dia zero”, as correções já estão disponíveis. Para usuários de iPhones e iPads, os patches chegam hoje por meio de atualização automática dos iOS 17.1.2 e iPadOS 17.1.2. Já para MacOS, a correção chega com o update para o Sonoma 14.1.2.

Você também pode verificar se o seu sistema pode ser atualizado manualmente, seguindo os passos:

  • Em um iPhone ou iPad: Configurações (app com o ícone da engrenagem) > Geral > Atualização de Software. Espere até ele concluir a busca pelo update e toque na versão mais recente que aparecer para que seja executada a atualização. Como ilustra o vídeo abaixo.

  • Em Macs: vá na aba Preferências do Sistema (clicando na engrenagem no Dock, ou selecionando a opção no Menu inicial, representado pelo ícone da Maçã no topo esquerdo da tela. Depois vá para Atualização de Software. Espere até o sistema concluir a busca pelo update e siga os passos para atualizar, caso ainda não esteja atualizado. O vídeo abaixo explica bem e, apesar de ser relacionado ao sistema Mojave, o passo a passo não muda de sistema para sistema e, portanto, são os mesmos para atualizações no Sonoma.

Via Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress