Apple confirma que vai cumprir exigência de iPhones com USB-C na Europa
Big tech, no entanto, está insatisfeita com a regra e acredita que mudar iPhone do Lightning para USB-C causará muito lixo eletrônicoBy - Igor Shimabukuro, 26 outubro 2022 às 10:11
O iPhone com USB-C, de fato, será uma realidade na União Europeia. Isso estava quase certo quando a região decidiu adotar a porta de carregamento para a maioria dos dispositivos eletrônicos. Mas agora, a própria Apple tratou de confirmar que vai cumprir a exigência.
Questionado na conferência Tech Live do The Wall Street Journal sobre a nova lei, Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, foi curto e grosso na resposta.
“Obviamente, teremos que concordar; nós não temos escolha”, afirmou o executivo.
Como já reportado aqui no blog KaBuM!, o Parlamento Europeu aprovou — por maioria esmagadora — a nova regra que estipula a porta USB-C como única porta de carregamento para a maioria dos dispositivos eletrônicos na região. E como isso se estende também para smartphones, o iPhone não escapou disso.
Segundo a Comissão Europeia, a adoção de um único carregador deve economizar cerca de 250 milhões de euros para os consumidores do bloco e a mudança terá de ser feita a partir do terceiro trimestre de 2024 (para smartphones) e a partir de 2026 (para notebooks).
A notícia pode ser ótima para a população, mas a Apple não parece nada feliz com a decisão.
iPhone com USB-C desagrada Apple
A resposta de Joswiak, por si só, já seria suficiente para mostrar que a big tech não está satisfeita com a nova regra. Mas o executivo foi além e fez uma longa explicação sobre como a empresa preferiu trilhar seu próprio caminho em vez de adotar padrões de hardwares pelos legisladores.
Ainda segundo o executivo, os cabos destacáveis resolveram a questão de padronização e mudar o iPhone de entrada Lightning para USB-C causaria muito lixo eletrônico — justificativa de preservação ambiental que se alinha à retirada de carregadores das caixas.
Mas independente de concordar ou não, a Apple terá de fazer a mudança para continuar vendendo seus celulares na União Europeia. Não está claro ainda se os aparelhos fora da região manterão a entrada Lightning. E também não se sabe quando a adoção ao USB-C — embora especulações apontem para a mudança no iPhone 15.
“Os europeus são os que ditam o tempo para os clientes europeus”, concluiu Joswiak.
Via: The Verge
Comentários