Não é – ou pelo menos não deveria ser – novidade para ninguém que o Google coleta nossos dados de navegação; o tempo todo, ainda mais quando se usa as ferramentas da empresa, desde o mecanismo de buscas, passando pelo YouTube, Gmail, Chrome até seus dispositivos físicos, como o Pixel e os Chromebooks.

Google

Imagem: Shutterstock

O que muita gente talvez não saiba, ou não tenha como mensurar, é a frequência que essas informações são captadas. Para alertar usuários e levantar mais uma questão de privacidade envolvendo a empresa, um desenvolvedor criou um aplicativo que emite um “bip” toda vez que dados de navegação são enviados para um dos endereços públicos de IP do Google.

O app gratuito, chamado googerteller, por enquanto só funciona em sistemas Linux, mas o dev Bert Hubert, criador da ferramenta, compartilhou um vídeo mostrando como funciona.

Bip, bip, bip…

Parece exagero, mas cada alerta sonoro é o app registrando novas conexões com os servidores da empresa. Ainda que a solução não esteja disponível para usuários de Windows ou Mac, a ideia por trás do aplicativo é mostrar a frequência que você é monitorado enquanto navega.

E para quê o Google usa essa informação? Para várias coisas: diagnosticar problemas, melhorar seus serviços e, principalmente, para fomentar sua principal fonte de renda; publicidade.

Prédio do Google em Varsóvia - (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Prédio do Google em Varsóvia – (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Fugindo do Google

Se a sua privacidade te preocupa – e deveria – há algumas formas de minimizar esse monitoramento quase em tempo integral. Outros navegadores baseados em segurança e privacidade e até algumas extensões permitem um controle maior e impedem que qualquer outra pessoa/empresa analise seus dados de navegação.

Na própria configuração da conta do Google é possível limitar o que deseja compartilhar com a empresa. Mas se o assunto te incomoda, a única forma de escapar definitivamente da gigante das buscas é excluindo sua conta do Google e deixar de usar todos os produtos da empresa. Convenhamos, complicado…

Via: 9to5Google

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários