Início Segurança Android: Novo malware se disfarça de notificação para atualização de sistema

Android: Novo malware se disfarça de notificação para atualização de sistema

Malware pode ter acesso a informações pessoais dentro do dispositivo; veja como se proteger desse novo vírus para Android

Com o passar o tempo, é normal que sejam identificados spywares, malwares e vírus cada vez mais inteligentes a ponto de passar pelos sistemas de proteção do Google para infectar aparelhos Android.

Mesmo assim, a maioria dos aparelhos são infectados quando os usuários decidem instalar apps baixados de maneira independente, ou seja, fora da loja de aplicativos do Google.

Em um caso recente, um novo spyware consegue infectar os aparelhos após exibir uma notificação que indica que o sistema precisa ser atualizado.

Malware Android
Foto: SlashGear

A grande questão é que a ameaça, que ainda não recebeu um nome, se parece muito com uma notificação oficial. Isso pode fazer com que o número de dispositivos infectados seja muito alto, já que é muito difícil identificar que se trata de uma mensagem falsa.

Características do novo malware para Android

De acordo com o que foi divulgado até o momento, o malware é o que os especialistas chamam de trojan RAT, que pode ser controlado remotamente.

Após receber permissão para acessar o aparelho, é possível que o malware obtenha acesso a muitos dados diferentes, como mensagens, imagens, vídeos e até dados pessoais que podem estar dentro da área de transferência do aparelho.

Vale ressaltar que, apesar de ser perigoso para a segurança dos usuários, o spyware não foi encontrado em nenhum aplicativo presente na Google Play Store.

Como se proteger

Devido às características, especialistas em segurança acreditam que o software foi criado para realizar algum ataque direcionado. Isso quer dizer que não foi algo desenvolvido para coletar informações de usuários comuns.

Mesmo assim, é recomendado que os aplicativos utilizados sempre sejam baixados de fontes oficiais, como a própria Google Play Store. Ainda há uma opção nas configurações do aparelho que restringe a instalação de apps vindos de terceiros. É recomendado que ela sempre esteja ativa.

Além disso, caso haja alguma desconfiança sobre uma notificação de atualização de sistema, basta acessar as configurações do dispositivo e fazer uma busca direta pelo update. Isso pode reduzir a possibilidade de instalar algum malware acidentalmente.

Via: SlashGear

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES