Android 14 vai permitir conexão via satélite direto no smartphone
Em contrapartida, a nova versão do sistema operacional deve matar o Android Beam, uma ferramenta bastante popular de transferência de arquivosBy - Luiz Nogueira, 2 setembro 2022 às 15:20
Recentemente, com a popularização do 5G, muito se falou em como o smartphone deve sofrer mudanças para se adequar às novidades da conexão de quinta geração. Com a chegada do Android 14, isso está ainda mais em evidência.
Atualmente, muitas operadoras, inclusive do Brasil, oferecem o 5G para os consumidores com aparelhos compatíveis. No entanto, a cobertura no mundo ainda pode ser precária em algumas áreas mais afastadas dos grandes centros.
Foi por conta disso que a SpaceX e a T-Mobile anunciaram recentemente uma iniciativa que pretende conectar os smartphones diretamente a satélites de internet, oferecendo conexão em diversas situações.
Agora, o vice-presidente sênior de Android do Google, Hiroshi Lockheimer, disse que a empresa está planejando fazer com que a décima quarta versão do sistema operacional seja compatível com a iniciativa.
Wild to think about user experiences for phones that can connect to satellites. When we launched G1 in '08 it was a stretch to get 3G + Wifi working. Now we're designing for satellites. Cool! Excited to support our partners in enabling all of this in the next version of Android!
— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) September 1, 2022
Ele ainda falou como foi difícil implementar o Wi-Fi e o 3G no T-Mobile G1, o primeiro aparelho Android lançado em 2008.
Funcionalidade “morta” no Android 14
Enquanto há novidades no campo de conexões, a nova versão do sistema do Google está prestes a “matar” uma funcionalidade bastante famosa no passado. Trata-se do Android Beam, que permitia conectar dois dispositivos para iniciar facilmente uma transferência de dados.
A conexão era possível se ambos tivessem NFC e Android 4.0. O que fez a funcionalidade ficar famosa foi a facilidade para utilização, já que não era necessária nenhuma configuração prévia. Porém, com o passar do tempo e novas tecnologias surgindo, o Beam se tornou obsoleto. Agora, ele deve deixar de existir permanentemente.
Comentários