Processadores AMD Ryzen 7000 devem contar com diversas melhorias e até 16 núcleos
A AMD deve apresentar seus novos processadores em 29 de agostoBy - Luiz Nogueira, 18 agosto 2022 às 14:43
A AMD está próxima de lançar sua nova linha de processadores Ryzen 7000. A ideia é que a revelação oficial aconteça em 29 de agosto, juntamente com o soquete AM5 e informações sobre os chipsets da série 600.
Na ocasião, a empresa deve mostrar detalhes sobre desempenho, preços e disponibilidade, além de outros detalhes dos chips baseados na arquitetura Zen4.
Desempenho melhor e GPU integrada da AMD
Segundo a AMD, os usuários podem esperar uma melhoria de pelo menos 15% em relação aos processadores Ryzen 5000, lançados há cerca de dois anos – e que contam com arquitetura Zen3. Além disso, a empresa promete melhorias de desempenho por watt, possível graças ao novo processo de fabricação de 5 nm.
No entanto, uma coisa que não melhora nos novos processadores da AMD, pelo menos de acordo com rumores e listagens vazadas de varejistas, é a contagem total de núcleos da CPU. Serão chips que vão de 6 a 16 núcleos – a mesma quantidade da linha anterior.
Vale citar que, para usar o processador Ryzen 7000, será necessário ter uma placa-mãe totalmente baseada em um chipset X670E, X670 ou B650. Portanto, os usuários não poderão usar uma placa mais antiga e atualizar a BIOS para suportar os novos chips.
Aliado a isso, será necessário também a compra de uma memória RAM DDR5. Isso porque, ao contrário dos chips Alder Lake da Intel, a arquitetura Zen4 não possui suporte às memórias DDR4.
Por fim, a nova linha Ryzen vai oferecer um recurso que se tornou comum nas CPUs da Intel: as GPUs integradas. Apesar da oferta tentadora, a novidade não é destinada para a jogatina, mas sim para tornar os processadores Zen4 mais atraentes para a oferta de PCs vendidos já montados.
Mesmo que o plano seja usar placas de vídeo dedicadas, contar com um processador com GPU integrada por ser interessante, principalmente porque algumas tarefas podem ser feitas por ele, liberando a placa dedicada para outros fins.
Via: ARSTechnica
Comentários