AMD corrige Sapphire: é Radeon RX 6700, não Radeon 6700
Após deslize em lançamento da parceira, AMD retifica nomenclatura e divulga especificações oficiais da placa de vídeoBy - Igor Shimabukuro, 13 junho 2022 às 11:45
No começo de junho, a fabricante Sapphire surpreendeu o mercado ao confirmar a placa de vídeo “Radeon 6700“, da AMD, sem o tradicional “RX”. Muitos acreditavam em alguma espécie de mudança na comercialização do produto, mas a verdade é que tudo não passou de um mal entendido.
É “Radeon RX 6700”, não “Radeon 6700”
Lançar uma GPU Radeon sem o “RX” seria resultado de duas opções: ou houve uma mudança estratégica da AMD ou o produto não faria parte da atual linha de placas de vídeo da marca. Fato é que isso aconteceu e fotos reais indicaram que os primeiros componentes lançados pela parceira Sapphire carregavam o rótulo de “Radeon 6700”.
Sapphire Radeon 6700 Pulse BOX pic.twitter.com/NHLp7Wdiu8
— MEGAsizeGPU (@Zed__Wang) June 13, 2022
Mas o lançamento não foi fruto de nenhuma das alternativas citadas: tudo não passou de um erro. A revelação oficial das especificações por parte da Team Red revelou que a GPU é sim uma “Radeon RX 6700”. Aliás, a própria Sapphire tratou de atualizar a nomenclatura em seu site e desativar o link antigo com o rótulo errado.
AMD revela especificações oficiais
Erros de nome à parte, os detalhes oficiais da Radeon RX 6700 foram divulgados. A placa de vídeo é baseada na GPU Navi 22, possui 36 unidades de computação e 2.304 processadores de fluxo e é equipada com 10 GB GDDR6 de VRAM em um barramento de memória de 160 bits.
Vale ressaltar que as especificações da Sapphire são levemente diferentes das da AMD. A descrição da parceira menciona clocks maiores da GPU, bem como um consumo de energia (TDP) de 220 W ao invés de 175 W.
As especificações também confirmam que o produto não será peça exclusiva do OEM e poderá chegar a outros parceiros em breve. Mas o importante mesmo é ter em mente que a Radeon 6700 não existe — e se existiu, foi apenas um erro.
Via: VideoCardz
Comentários