A Amazon e a Apple foram multadas em US$ 218,03 milhões por conluio para limitar a venda online de dispositivos Apple e de concorrentes na Espanha na plataforma de comércio eletrônico, informou o órgão antitruste espanhol nesta terça-feira (18).

Amazon e Apple são multadas em US$ 218 milhões por pacto para limitar venda online

Imagem: Elwood_j_blues, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

De acordo com a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), que impôs a penalidade de € 143,6 milhões à Apple e € 50,5 milhões à Amazon, “as duas empresas restringiram sem justificativa o número de vendedores de produtos Apple no site da Amazon na Espanha”. 

Mais de 90% dos varejistas existentes que estavam usando a plataforma da Amazon para vender dispositivos da Apple foram bloqueados como resultado, acrescentou o órgão antitruste.

A gigante do e-commerce também reduziu a capacidade dos varejistas da União Europeia sediados fora da Espanha de acessar clientes espanhóis, como também restringiu a publicidade dos concorrentes da Apple, exibida no site quando usuários procuravam por produtos da fabricante de iPhone.

De acordo com a CNMC, os dois contratos assinados em 31 outubro de 2018 pelas duas empresas concediam à Amazon o status de revendedor autorizado da Apple, além de incluírem cláusulas anticompetitivas que afetavam o mercado online de dispositivos eletrônicos na Espanha.

Após o acordo entre as duas empresas da Big Tech, os preços de dispositivos da Apple comercializados online aumentaram na Espanha, adicionou o órgão.

Ambas as companhias terão dois meses para recorrerem da decisão.

Mesmo com cláusulas anticompetitivas em contrato assinado, Apple e Amazon se defendem e pretendem recorrer

“Rejeitamos a sugestão feita pela CNMC de que a Amazon se beneficia da exclusão de vendedores de seu mercado, pois nosso modelo de negócios depende precisamente do sucesso das empresas que vendem por meio da Amazon”, disse a porta-voz da Amazon em um comunicado enviado por e-mail à Reuters.

Amazon

Imagem: Jonathan Weiss /Shutterstock.com

Já a Apple afirmou que o acordo com a gigante varejista foi projetado para limitar o número de falsificações vendidas online, visto que anteriormente ela estava gastando muito dinheiro e esforço para enviar centenas de milhares de avisos de “retirada” para impedir a venda de dispositivos falsificados.

Na Itália, um caso semelhante envolvendo as duas empresas foi noticiada em outubro. De início, elas foram multadas em € 200 milhões, mas a ação acabou abandonada.

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