Alguém ‘crackeou’ a ativação do Windows XP
Sistema operacional foi abandonado pela Microsoft em 2014, mas agora o Windows XP está totalmente disponível para uso de entusiastasBy - Rafael Arbulu, 29 maio 2023 às 9:35
A Microsoft pode tê-lo abandonado em 2014, mas o Windows XP sempre terá um lugar nos corações dos entusiastas mais antigos da informática – e também na internet, pronto para ser baixado e usado offline sem nenhum tipo de restrição.
De acordo com uma postagem no TinyApps (via Ars Technica), alguns hackers da Armênia conseguiram, finalmente, “crackear” o algoritmo de ativação do antigo sistema operacional, efetivamente permitindo que o Windows XP seja baixado e instalado offline, em caráter oficial, sem impeditivos.
Esta é a parte onde nós avisamos a você que definitivamente não é recomendável que você faça essa instalação, simplesmente porque a mera instalação de um sistema operacional há anos sem suporte por parte de sua fabricante é, em termos bem resumidos, dar muita sorte para o azar ao expor a sua máquina à toda capacidade de malwares existentes por aí.
Fora que o uso do Windows XP está mais que disponível em formas mais confiáveis – incluindo uma pela própria Microsoft (o Windows 7 conta com um “Modo XP”, sem contar as várias soluções de máquinas virtuais). Tem até um “esqueminha” para transformar seu Windows 11 no sistema antigo.
Ainda assim, se você absolutamente precisa instalar o Windows XP de forma nativa – algo que pode beneficiar, por exemplo, pesquisadores de segurança digital e outros temas relacionados – há um tutorial bem simples na própria postagem do TinyApps: essencialmente, trata-se de um arquivo executável de pouco mais de 18 KB de tamanho que simula o formato de ativação via celular em uma versão “entendida” como a ativação do desktop.
Nos tempos atuais, isso é mais uma situação de “vitória pírrica” – uma conquista vinda a um preço muito alto ou que traga pouco ou nenhum valor prático. O sistema de ativação do Windows XP era uma das partes mais odiadas do sistema operacional na época, e seu algoritmo nunca foi de fato “quebrado” até agora.
Não que isso tenha serventia para a maioria das pessoas mas, convenhamos, entusiastas da informática tendem a encontrar conforto nessas ações.
Comentários