Não são muitos os que lembrarão de Agent, um jogo que a Rockstar anunciou na E3 2009 e…cancelou alguns anos depois. Detalhes sobre a produção não eram conhecidos simplesmente porque a produtora norte-americana não compartilhou nada mais que uma imagem da logomarca.

Do que sabíamos: Agent seria ambientado na década de 1970, seria do gênero de ação com elementos de espionagem e teria uma progressão bem mais linear que Grand Theft Auto, saltando de cidades históricas para outras localidades, mas dentro de cenários mais controlados.

Imagem mostra a logomarca do jogo Agent, da Rockstar

Imagem: Rockstar/Reprodução

Bom, até agora, pelo menos: o ex-diretor do jogo, Obbe Vermeij, trabalhou na produção antes de sua equipe ser movida para outros projetos. Eventualmente, ele deixou a Rockstar e começou a escrever uma espécie de “diário do ex-funcionário” em um blog, onde contou mais algumas informações sobre o “projeto que nunca foi”.

De acordo com ele, o time seria dividido em dois, com metade da equipe cuidando de Agent: no jogo, o protagonista, Jimmy, era como “uma versão escocesa de James Bond”.

“O jogo se passava nos anos 1970, bem mais linear que GTA e passaria por uma série de localidades. Tinha uma cidade francesa mediterrânea, um resort suiço, Cairo e, no final, até um tiroteio com lasers no espaço.” – Obbe Vermeij, ex-produtor da Rockstar e diretor de Agent

E o que levou o projeto a ser cancelado? Grand Theft Auto IV, claro. Segundo o ex-diretor, o desenvolvimento do jogo não estava progredindo tão bem quanto a Rockstar gostaria e, com a equipe dividida ao meio, não apenas Agent estava sofrendo, mas GTA 4 também. Considerando que a série de crimes em ambiente expansivo ainda é, até hoje, o carro-chefe da empresa, a escolha entre manter ambos os projetos ou descontinuar um para priorizar o outro tornou-se uma dolorosa obviedade.

“O jogo não estava progredindo tão bem quanto esperávamos. Eventualmente, tornou-se inevitável o fato de que toda a empresa teria que se empenhar em GTA 4.

Pensamos em cortar conteúdo do jogo como uma forma de finalizar o ‘grosso’ dele antes da Rockstar convocar a gente [para GTA 4]. Tiramos um nível inteiro – Cairo, eu acho – e estávamos prestes a cortar toda a parte do espaço.

Eventualmente, ficou claro que Jimmy e sua aventura seriam distrações muito grandes então abandonamos o projeto. Eu acho que ele foi até entregue a outra empresa dentro da Rockstar, mas nunca foi finalizado.”

Agent acabou sendo renovado repetidas vezes (uma em 2013, até sumir e ser reconfirmado em 2017), mas foi formalmente cancelado em 2018 – 10 anos após o lançamento de GTA IV e cinco anos após a chegada de GTA V.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários