Saiba como emitir o e-Título, a versão digital do título de eleitor
Junte-se aos mais de 27 milhões de brasileiros que já emitiram o e-Título por meio de poucos passosBy - Igor Shimabukuro, 30 agosto 2022 às 13:41
Com menos de dois meses para o início das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veio a público para informar que mais de 27 milhões de eleitores já emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral que substitui o tradicional documento impresso.
Além de permitir o acesso ao documento digital, o e-Título também traz funções para consultar o local da zona de votação (zona e seção eleitoral), verificar a existência de débitos eleitorais, justificar a ausência às urnas e emitir certidões de quitação eleitoral.
Mas aos interessados em aderir à versão digital do título de eleitor aqui vai um adendo: a emissão será suspensa no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno. O ingresso será liberado no dia seguinte (3), mas volta a ficar suspenso no dia 29 de outubro para um eventual segundo turno.
Por isso, a recomendação é realizar a emissão o mais rápido possível, para evitar “filas virtuais” e garantir a inscrição antes dos períodos de suspensão. Caso queira saber como fazer a emissão de seu e-Título, basta acompanhar o tutorial abaixo.
Saiba como baixar o e-Título em seu dispositivo
1 – Com seu dispositivo móvel em mãos, vá até Google Play (Android) ou App Store (iOS) e baixe o app e-Título da Justiça Eleitoral Brasileira.
2 – Após abrir o app, toque em “Próximo” e, posteriormente, em “Começar no e-Título”.
3 – Leia os termos de uso da ferramenta, marque a caixa exibida e toque em “Continuar”.
4 – Preencha os campos com nome completo, data de nascimento, número do CPF ou inscrição do título eleitoral, além dos nomes do pai e da mãe. Feito isso, toque em “Entrar no e-Título”.
5 – Responda ao questionário que inclui perguntas como grau de instrução informado à Justiça Eleitoral, cidade natal, entre outras. Toque em “Finalizar” para prosseguir com o processo.
6 – Por fim, crie uma senha de acesso que contenha todos os requisitos instruídos e toque em “Confirmar senha” para concluir o processo.
Pronto! Agora é só navegar pelo e-Título para conferir informações ou mesmo utilizar os recursos disponíveis.
Vale frisar que usuários que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação no dia da votação
Do contrário, será preciso levar um documento oficial com foto para identificação.
Comentários