Por que 29 de agosto é o Dia do Gamer? Entenda como surgiu a data
O blog KaBuM! explica a história por trás do Dia do Gamer, comemorado internacionalmente em 29 de agostoBy - Jessica Pinheiro, 29 agosto 2022 às 10:00
O dia 29 de agosto é quando se comemora mundialmente o Dia do Gamer. Recheada de ofertas imperdíveis promovidas por diversas marcas do segmento, a data é ainda repleta de conteúdos especiais que celebram a ocasião.
Mas por que o Dia Internacional do Gamer é comemorado em 29 de agosto? Não espere por uma história mirabolante, mas vale a curiosidade! Então vem que o blog KaBuM! explica a história sobre como a data nasceu!
Como nasceu o Dia do Gamer?
Essa história começou em 2008 na Espanha, quando as revistas especializadas PlayManía, Hobby Consolas e PC Manía se juntaram para oferecer conteúdos especiais voltados ao assunto.
O objetivo era exaltar a importância dos videogames e demonstrar quais são os benefícios que a prática de jogar jogos pode gerar em todas as culturas, como relata o site Tech-Blogs.
Como a iniciativa correu bem, nos anos seguintes, mais e mais países decidiram aderir à data comemorativa, incluindo o Brasil. E atualmente, o Dia do Gamer é uma celebração internacional.
Mercado promissor
A indústria de videogames é uma das que mais cresce a cada ano, e esse dado é constatado em praticamente toda pesquisa feita em torno do assunto. Apenas em 2021, o mercado global de jogos movimentou US$ 175,8 bilhões, revelou inicialmente a consultoria Newzoo.
Segundo a Forbes, a previsão é que o mercado de games ultrapasse a receita de US$ 200 bilhões até 2023. E esses números também são refletidos pelo mercado brasileiro de desenvolvimento de games.
Em uma conversa com a Associação Brasileira de Games (Abragames) no BIG Festival, foi revelado ao blog KaBuM! que o Brasil passou de 375 estúdios de jogos para 1009 nos últimos quatro anos – um aumento de 169%.
Ainda em números, o promissor mercado de games é endossado pela plataforma mobile, que se destaca entre as preferidas dos brasileiros de acordo com a Pesquisa Games Brasil, onde 41,6% dos entrevistados afirmaram preferir jogar no celular.
Comentários