Python ainda é rei, mas SQL está ganhando popularidade na programação
Levantamento do IEEE Spectrum indica que profissionais da programação com mais de uma expertise tendem a ser mais vistos por empregadoresBy - Rafael Arbulu, 24 agosto 2022 às 17:15
Um novo levantamento de especialização em programação indica que, embora Python ainda tenha a preferência do público, empregadores estão cada vez mais olhando para o SQL.
A lista foi compilada pelo IEEE Spectrum e, segundo eles, considerou dados de “múltiplas fontes” para criar um gráfico que lista cerca de 50 linguagens diferentes do ramo da programação.
O levantamento corresponde à nona edição da pesquisa lançada pelo site de forma anual e, assim como em edições anteriores, Python liderou o ranking, mas não necessariamente com folga: pelo ranking do próprio site, C, C++ e C# vêm logo atrás, respectivamente, e o IEEE Spectrum ressalta que, somados, os três formatos botariam o líder para correr sem muita dificuldade.
Mas o que mais salta aos olhos da pesquisa é o crescimento do SQL: ainda que no ranking do site, essa linguagem não chegue ao cinco primeiros lugares, quando a pesquisa muda para probabilidade de empregos, o formato suba para o primeiro lugar, superando ainda que timidamente Python, Java e Javascript.
Segundo um trecho das conclusões do levantamento:
“É possível dizer que a força do sinal SQL vem não pelo fato de que há muitos empregadores procurando por programadores SQL (…). Eles querem ‘alguma linguagem mais o SQL.
Isso provavelmente se dá porque muitas aplicações de hoje envolverem uma camada front-end ou intermediária conversando com uma base de dados do back-end, comumente sobre uma rede a fim de se eliminar restrições de recursos. Por que reinventar a roda e tentar hackear sua própria base e rede quando existem tantas implementações em SQL disponíveis? É bem provável que já exista uma delas que sirva à sua demanda.”
Outras considerações do levantamento indicam que adquirir ou aprimorar técnicas de cibersegurança ou assembly são ambas ótimas ideias para dar aquela renovada no currículo.
O levantamento completo está disponível no site oficial.
Via IEEE Spectrum
Comentários