O Google trabalha constantemente para tornar o Maps uma ferramenta cada vez mais útil para os utilizadores. Nesta terça-feira (30), a empresa revelou uma série de novidades para o serviço.

Dentre as novidades, há o Indoor Live View, que pode ser usado em locais fechados, como shoppings, aeroportos e estações de metrô. A empresa também implementou uma alteração que prioriza a indicação de rotas mais ecológicas para passeios.

Google Indoor Live View

Trata-se de um recurso de realidade aumentada que permite que o utilizador saiba exatamente onde está o destino apenas apontando a câmera do celular. Para fazer com que a novidade funcione em ambientes fechados, o Google teve que “desenvolver uma tecnologia inteiramente nova”, que foi chamada de “localização global”.

Google realidade aumentada

Foto: Google

O sistema usa inteligência artificial para escanear “dezenas de imagens do Street View e mapeá-las com imagens captadas pelo smartphone para identificar onde o usuário está”. Com isso, é possível usar o recurso para chegar a um portão de voo, por exemplo.

Por enquanto, a novidade está em testes em algumas cidades dos Estados Unidos, como Los Angeles, Chicago, Long Island, São Francisco e Seattle. Em breve, o Google afirma que levará a funcionalidade para shoppings e aeroportos de Tóquio e Zurique.

Rotas ecológicas

Outra novidade que está em testes no serviço é a possibilidade de definir rotas mais ecológicas para os usuários. Quando um destino for definido, além de procurar pelo caminho mais rápido, o aplicativo mostrará uma opção mais ecológica para se locomover.

Caso o tempo de deslocamento seja quase o mesmo em ambas as rotas, a opção aparecerá junto do caminho comum. Caso não, o Maps mostrará uma comparação dos impactos de CO2 para que o usuário decida.

rota ecológica Google

Foto: Google

Para auxiliar na decisão, o Google também vai adicionar opções que mostram condições de clima e qualidade do ar. A novidade mostrará a temperatura atual e as condições meteorológicas para o dia.

Por enquanto, as novidades estarão disponíveis apenas para os residentes dos Estados Unidos. No entanto, o Google afirma que uma “expansão global” está a caminho.

Entrega de produtos

As últimas funcionalidades anunciadas pelo Google dizem respeito à compra e retirada de produtos de supermercado. Será possível consultar informações sobre coleta, entrega, taxas e pedidos mínimos em estabelecimentos que vendem alimentos. Essas informações serão disponibilizadas na página de pesquisa dos locais.

Além disso, a empresa lançou um programa piloto em parceria com um supermercado americano para que os usuários possam controlar melhor como fazem suas compras. Quando algo de um local chamado Fred Meyer é solicitado, é possível integrar o pedido ao Maps para receber alertas de quando o produto está pronto para a retirada.

Será possível também compartilhar o horário de chegada com a loja com base na localização e o trânsito pelo caminho. Desta forma, o local pode priorizar o pedido quando perceber que o solicitante está próximo.

Embora ainda seja algo em testes bastante limitados, é possível perceber que é uma estratégia que pode, de certa forma, funcionar com diversos varejistas e parceiros.

Vale citar que todas as funcionalidades citadas ainda estão em fase de testes nos Estados Unidos. Por isso, não há como saber quando chegarão a outros países.

Via: Engadget

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