Mudou de ideia? Intel pode aumentar preços de CPUs e chips ainda em 2022
Nova especulação sugere aumentos de até 20% de chips da Intel, contrariando rumores anteriores de corte de preços para OEMsBy - Igor Shimabukuro, 15 julho 2022 às 11:19
Em uma direção contrária ao que havia se especulado no fim de junho, a Intel pode estar se preparando para aumentar os preços de suas CPUs e chips. A nova previsão é de que processadores e chips de conectividade da big tech fiquem mais caros ainda este ano, devido à queda de vendas de PC e fatores como inflação global.
Segundo o portal japonês Nikkei, os preços de chips da Intel podem subir em 20% e os clientes já teriam sido informados sobre a alta. Aliás, o movimento já tinha sido antecipado durante a teleconferência de resultados da marca no fim do primeiro trimestre.
“Em sua teleconferência de resultados do primeiro trimestre, a Intel indicou que aumentaria os preços em certos segmentos de seus negócios devido a pressões inflacionárias”, revelou um porta-voz da Intel em comunicado ao Nikkei.
A justificativa do aumento continua sendo a inflação global, além do aumento de custos de materiais, remessas e mão de obra. Mas a queda de vendas de PC de 13% no último trimestre (segundo a Gartner) pode servir como outro fator adicional para isso.
Mas não ia cair, Intel?
O mais curioso é que, no mês passado, o portal gringo DigiTimes cravou que a big tech estaria cortando preços de processadores para OEMs (Fabricantes Originais do Equipamento). Modelos de 12ª geração do Core i5 e i7 estariam nesse redução, estimada em cerca de 5%.
Na época, a especulação da redução de preços também era relacionada à queda de demanda global de PCs. Algumas companhias estariam prestes a reduzir seus pedidos de julho em até 80%. Ou seja, o corte de custos tinha a intenção de mitigar prejuízos ainda maiores.
Fato é que a nova especulação sobre um aumento de chips da Intel deixa um grande ponto de interrogação sobre qual será o movimento da big tech. E como não há especificação dos produtos envolvidos, é incerto se alguns itens podem ficar mais caros e outros mais baratos.
Vale destacar, no entanto, que ambas as informações seguem como especulações. Talvez seja necessário esperar por alguma confirmação ou aguardar até que OEMs e remessas revelem, de fato, qual será o movimento. Mas uma coisa é quase certa: mudanças estão a caminho.
Via: The Verge
Comentários