Apple descontinua o iPod depois de mais de 20 anos
Empresa anunciou nesta terça-feira (10) o encerramento da produção do modelo touch; o aparelho estará disponível apenas enquanto durarem os estoquesBy - Cesar Schaeffer, 10 maio 2022 às 17:40
O fim de uma era. Mais de 20 anos depois de revolucionar o jeito de escutar (e carregar) música, a Apple anuncia que está aposentando o iPod. A empresa comunicou nesta terça-feira (10) que está descontinuando o iPod touch, o último modelo do tocador portátil, que estará disponível nas lojas apenas “enquanto durarem os estoques”.
O primeiro iPod foi lançado em outubro de 2021. Desde então, o dispositivo conquistou milhões de fãs em todo o mundo. No entanto, a Apple diz que agora a “experiência de levar sua biblioteca de música para o mundo foi integrada à linha de produtos da Apple – do iPhone e Apple Watch ao iPad e Mac – junto com o acesso a mais de 90 milhões de músicas e mais de 30.000 playlists disponíveis via Apple Music“.
Outros tempos
Faz tempo que o iPod já não faz muita diferença na estratégia de produtos da Apple. Ultimamente, vinha sendo consumido principalmente por crianças – que ainda não têm celular – ou por aqueles que procuram um “clone” do iPhone para coisas mais simples.
A última atualização do touch foi em 2019; ainda assim, o tocador ganhou apenas um processador melhorzinho. O design já era o mesmo desde 2012 – sim, há 10 anos.
A Apple descontinuou o iPod classic em 2014. O nano e o shuffle foram aposentados em 2017.
O ícone de uma geração
Quando foi lançado, em 2001, o iPod surgiu como uma opção para carregar sua biblioteca de músicas pra cima e pra baixo – um verdadeiro walkman digital. Detalhe, isso em um produto com design diferente de tudo o que já havia visto na época e focado principalmente na usabilidade do produto. Além de ser bonito.
Nos dois primeiros anos desde que surgiu, a necessidade de um Mac para usar o tocador de MP3 limitou as vendas, que – claro – explodiram quando o acesso ao Windows foi liberado.
Em 2006, líder de mercado de tocadores MP3, os iPods representaram 40% da receita da Apple.
Tchau iPod; oi iPhone
Em 2007, o reinado começou a sucumbir. A Apple só tinha olhos para o iPhone, o início de uma nova era. O iPod acompanhou por um bom tempo e, certamente, contribuiu muito para o sucesso imediato do iPhone. E se todo mundo queria um “telefone iPod”… Tiveram. E muito mais.
Comentários