Estúdio por trás do novo Perfect Dark perde quase metade de seus profissionais
Com isso, o novo Perfect Dark deve passar por uma reinicialização de produção, tendo seu lançamento adiado em mais alguns anosBy - Luiz Nogueira, 15 março 2022 às 16:23
O estúdio The Initiative atualmente trabalha no reboot de “Perfect Dark”, anunciado oficialmente no ano passado. Porém, com alguns acontecimentos recentes, o título pode passar por alguns problemas.
Os perfis no LinkedIn de 34 pessoas ligadas ao estúdio mostram que eles não trabalham mais na empresa. Isso quer dizer que o projeto perdeu quase metade dos profissionais envolvidos em seu desenvolvimento.
As demissões incluem diretores de design, designer de fases, escritores, diretor técnico, diretor de arte, engenheiro de jogabilidade e líder de controle de qualidade.
A maioria das demissões, como observado por insiders da indústria, coincide com o momento em que a Crystal Dynamics assinou para desenvolver “Perfect Dark” com o The Initiative. Isso também corrobora um rumor de que a desenvolvedora de “Tomb Raider” vai assumir um papel mais presente no novo título.
Alguns ex-desenvolvedores falaram que saíram da empresa por falta de autonomia criativa e por conta de um lento progresso do desenvolvimento. Em resposta a essas afirmações, ao Video Game Chronicles, o estúdio disse que o atraso no game se deve à pandemia presente no mundo.
“Não é fácil construir um estúdio e reinventar uma franquia amada. Ao criar o The Initiative, nos propusemos a alavancar parcerias de desenvolvimento para alcançar nossas ambições, e estamos realmente empolgados com todo o progresso em nosso relacionamento com a Crystal Dynamics”, disse Darrell Gallagher, chefe do estúdio.
Apesar dessa fala, os funcionários da empresa afirmam que não é bem assim que as coisas funcionam. Segundo o que foi dito, a onda de saídas da empresa está ligada à frustração entre os funcionários acerca da direção do projeto.
Embora o site da The Initiative afirme que a empresa promove um ambiente criativo e “colaborativo” para os funcionários, os profissionais que saíram da empresa descrevem que a hierarquia de desenvolvimento funciona muito “de cima para baixo”, mantendo um forte controle dos chefes sobre as decisões criativas.
Como resultado disso, o desenvolvimento de “Perfect Dark” progrediu “dolorosamente” e uma cultura sólida nunca foi formada. Todas as fontes ouvidas pelo Video Game Chronicles se mostraram surpresas que a Microsoft tenha tolerado a falta de progresso do projeto até então.
Por fim, com essa grande mudança na equipe, acredita-se que o game deve passar por uma reinicialização de produção, o que jogará seu lançamento mais alguns anos à frente.
Comentários