7 programas gratuitos de produtividade para substituir o Office
Com editores de texto, planilhas e apresentações, os pacotes de produtividade não são baratos; veja melhores opções grátis ao Microsoft OfficeBy - Marcelo Rodrigues, 14 dezembro 2021 às 14:27
Embora a Microsoft tenha tornado sua suíte de programas de produtividade cada vez mais acessível com o passar do anos, nem sempre é possível separar um orçamento para garantir a mensalidade de Word, Excel, Powerpoint e outros aplicativos do Office.
Por isso, o blog KaBuM! foi atrás das melhores opções gratuitas de produtividade para te ajudar na tarefa de criar, editar e organizar documentos, planilhas, apresentações e até mesmo PDFs no seu computador.
Os melhores programa gratuitos de produtividade
Na lista a seguir, separamos os melhores pacotes grátis de ferramentas de produtividade, das versões mais simples e diretas ao ponto até programas realmente robustos para atender todas as suas necessidades.
O melhor de tudo é que, não importa a sua escolha, você não paga nada por isso. Por isso, vem com a gente!
1) LibreOffice
O LibreOffice é uma das alternativas gratuitas mais tradicionais – e completas – à suíte de programas da Microsoft. O pacote não conta com anúncios, tem ampla compatibilidade com os formatos mais populares e está disponível em português brasileiro.
- Inclui os principais programas de produtividade: Writer (Word), Calc (Excel) e Impress (Powerpoint)
- Conta com apps extras de edição de vetores, diagramação, base de dados e mais
- Compatível com os documentos do Microsoft Office
Faça o download do LibreOffice neste link.
2) Apache OpenOffice
Desenvolvido em código aberto inicialmente para Linux, Apache OpenOffice conta com uma versão bastante completa para Windows. A ideia é oferecer uma experiência similar à do Microsoft Office, mas de uma forma leve e bastante intuitiva.
- Alternativas para os principais apps de produtividade (Word, Excel e Powerpoint)
- Trabalha tanto com formatos abertos quando arquivos Microsoft
- Possui conversor integrado de documentos para PDF
Faça o download do Apache OpenOffice neste link.
3) OnlyOffice
Bastante versátil, o OnlyOffice funciona tanto como um editor de documentos, planilhas e apresentações na nuvem quanto como uma suíte de produtividade instalada no seu PC ou celular.
- Possui mais de 90% das funcionalidades e ferramentas do Microsoft Office
- Compatível com uma infinidade de formatos de documentos
- Tem recursos de edição colaborativa para projetos em grupo
- Suporte a extensões e plugins de terceiros (macros, traduções, integração com YouTube etc)
Faça o download do OnlyOffice neste link.
4) WPS Office
Uma das suítes mais completas desta lista, o WPS Office oferece um leque imenso de possibilidades para usuários iniciantes e veteranos do Office da Microsoft. Tem alta compatibilidade com os formatos de documentos mais usados do mercado.
- Alternativas completas a Word, Excel e Powerpoint
- Oferece leitor e conversor de PDFs
- Revisor ortográfico integrado
- Diversas recursos extras: proteção por senha, integração com e-mails, ferramentas colaborativas
Faça o download do WPS Office neste link.
5) SoftMaker FreeOffice
Diferentemente de outros pacotes mais robustos, a ideia do SoftMaker FreeOffice é oferecer uma experiência mais simples e direta de produtividade, focando nas principais ferramentas contidas no Microsoft Office e suítes similares.
- Conta com processador de texto, editor de planilhas e criador de apresentação
- Oferece um cliente de e-mail integrado
- Suporta dicionários externos para revisão em tempo real
Faça o download do SoftMaker FreeOffice neste link.
6) OfficeSuite
Compatível com todos os principais formatos de documentos, o OfficeSuite visa oferecer programas que vão além da simples edição e criação de arquivos. Compartilhamento, colaboração e anotações fazem parte deste pacote grátis de produtividade.
- Foco em texto, planilhas e apresentações
- Ferramentas poderosas de edição e conversão de PDFs
- Compatibilidade total com os formatos mais populares
- Sincronização entre diferentes plataformas (PC, tablet e celular)
Faça o download do OfficeSuite neste link.
7) Collabora Office
O Collabora Office é a versão corporativa do LibreOffice, indo além da oferta tradicional da suíte gratuita de produtividade para trazer recursos colaborativos para pequenas empresas. Pacote continua gratuito, mas tem opção paga para garantir suporte dedicado.
- Mesmos benefícios e aplicativos do LibreOffice
- Suporte a mais de 50 idiomas e 40 dicionários
- Estabilidade e segurança aprimorados
Faça o download do Collabora Office neste link (requer registro).
Comentários