Hackers usam servidores do FBI para enviar mensagem falsa sobre ataque cibernético
Apesar de, aparentemente, não contar com nenhuma carga maliciosa, os e-mails usaram o IP real do FBI e continham informações de cabeçalho oficiaisBy - Luiz Nogueira, 15 novembro 2021 às 9:15
Usando servidores reais do FBI, um alerta sobre um ataque cibernético complexo foi enviado para diversas pessoas. No entanto, uma organização internacional que fornece suporte a ameaças cibernéticas para empresas, chamada Projeto Spamhaus, descobriu que tudo não passou de uma farsa.
Pesquisadores e analistas do Spamhaus acreditam que esse movimento é apenas uma pequena parte de algo maior.
As mensagens foram enviadas a partir do Law Enforcement Enterprise Portal do FBI usando um endereço de e-mail válido da agência. A origem, como verificada pela equipe do Spamhaus, foi de fato dos servidores do FBI, citando o IP real do local e informações de cabeçalho oficiais.
Acredita-se que o aviso falso, enviado para endereços coletados do banco de dados do American Registry for Internet Numbers, foi recebido para mais de 100 mil destinatários.
These emails look like this:
Sending IP: 153.31.119.142 (https://t.co/En06mMbR88)
From: eims@ic.fbi.gov
Subject: Urgent: Threat actor in systems pic.twitter.com/NuojpnWNLh— Spamhaus (@spamhaus) November 13, 2021
Embora a mensagem não pareça incluir nenhum tipo de carga maliciosa, ela conta com uma acusação contra Vinny Troy, fundador da empresa de inteligência Shadowbyte. Ele foi nomeado como o ator da ameaça por trás do ataque falso.
Essa não é a primeira vez que Troy é acusado em algum ataque. Em outro incidente, envolvendo o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas, um invasor acessou o blog da instituição e acusou o fundador da empresa de ser um pedófilo.
O FBI disse em comunicado que nenhuma outra informação está disponível no momento, mas solicita que os destinatários das mensagens relatem qualquer atividade suspeita caso sejam identificadas.
Segundo o que foi descoberto, ao que parece, o ataque é apenas mais um dos realizados pelo grupo “pompompurin”.
Via: TechSpot
Comentários