O Telegram anunciou que iniciará ainda em novembro de 2021 a exibição de anúncios em canais para mais de 1.000 usuários. Em dezembro do ano passado (2020), Pavel Durov, fundador do Telegram, havia anunciado em seu canal pessoal que anúncios seriam desenvolvidos para “apoiar o desenvolvimento” da ferramenta.

Assim, a plataforma Telegram Ads foi apresentada em outubro de 2021. Os anúncios, vale notar, não aparecerão na lista de conversas, conversas pessoais ou grupos. A ferramenta anunciou que não utilizará dados pessoais dos usuários para mostrar anúncios.

Para não ver os anúncios, os usuários teriam de ter planos de assinatura da plataforma. De acordo com Durov, os anúncios poderão ser vistos ainda em novembro de 2021 e os planos de assinatura serão de baixo custo.

Donos de canais também poderão ter planos de assinatura e bloquear o envio de anúncios. Durov afirmou que o Telegram ainda estuda as condições econômicas para ofertar essa opção. Poderá ser também um anúncio “invisível”, com custo calculado por post visualizado.

Telegram diz que anúncios nem vão ser notados, já há quem não concorde

Durov disse ainda que os usuários provavelmente nem notarão os anúncios. Mas o Gizchina reportou que notou facilmente os anúncios em um teste realizado no canal oficial de Durov.

O visual do anúncio seria exatamente como descrito anteriormente, contendo um texto e um botão, ao clicar nele o usuário chega ao site ou canal do anunciante. O post está marcado com a palavra “patrocinado”, o que indica claramente que foi pago por um anunciante.

anuncio-telegram

Anúncio em russo sobre planos de assinatura do Telegram (Reprodução)

Anúncio feito em russo

O anúncio dos planos de assinatura foi realizado no canal russo de Pavel Durov. Segue a mensagem do fundador do Telegram traduzida:

“Muitos usuários sugeriram a introdução da capacidade de desativar anúncios oficiais nos canais do Telegram. Hoje estamos anunciando mais duas mudanças:

1. Os usuários poderão desativar os anúncios oficiais.

Já começamos a trabalhar nesse novo recurso e esperamos lançá-lo ainda este mês. Pode ser lançado na forma de assinatura de baixo custo, o que permitirá a qualquer usuário apoiar financeiramente diretamente o desenvolvimento do Telegram e nunca ver anúncios oficiais nos canais.

2. Os autores dos canais poderão desligar os anúncios oficiais em seus canais para todos os usuários.

Alguns criadores de canais também gostariam de “desligar” os anúncios em seus canais para todos os usuários. No momento, estamos calculando as condições econômicas para esta opção. Em breve, os anunciantes poderão colocar um anúncio “invisível” em qualquer canal que – presumindo que haja custo por impressão suficiente – resultará em nenhum anúncio nesse canal.

Deixe-me lembrá-lo de que o Telegram, como mensageiro, sempre estará livre de anúncios:

O Telegram não mostrará mensagens promocionais em sua lista de chat, conversas privadas ou grupos. A publicidade afetará apenas os grandes canais – serviços onde já existe publicidade e cujo suporte acarreta os maiores custos por parte do Telegram.

Continuaremos a trabalhar em recursos que permitirão ao Telegram atingir o ponto de equilíbrio. Os interesses dos usuários e autores de conteúdo continuarão sendo nossa prioridade neste processo.”

Fontes: Gizchina/PhoneArena

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários