RPCS3: emulador de PlayStation 3 já roda 100% dos jogos do console
Projeto com 10 anos de existência finalmente eliminou lista de games que não funcionavam com o software de emulação do PlayStation 3By - Marcelo Rodrigues, 21 outubro 2021 às 9:29
O time por trás do principal emulador de PlayStation 3 do mundo acaba de revelar um resultado incrível de seu projeto: o RPCS3 agora é capaz de rodar 100% dos jogos já lançados para o antigo console da Sony.
A informação foi divulgada por meio de um tweet comemorativo que indica que os mais de 6 mil jogos e aplicativos feitos para o video game de 2006 são compatíveis – em algum nível – com o software para PCs.
“Temos o prazer de anunciar que o RPCS3 agora tem um total de ZERO jogos no status ‘Nada’! Isso significa que todos os games e aplicativos conhecidos estão pelo menos inicializando no emulador […]. Estamos ansiosos para esvaziar [o status] ‘Carregável’ também!”, explicou o time no Twitter.
We're delighted to announce that RPCS3 now has a total of ZERO games in the Nothing status!
This means that all known games and applications at least boot on the emulator, with no on-going regressions that prevent games from booting.
We look forward to emptying out Loadable too! pic.twitter.com/fE1iDpAvQo— RPCS3 (@rpcs3) October 20, 2021
RPCS3 é quase um PlayStation 3 virtual
Na prática, isso significa que nenhum dos títulos de PlayStation 3 travam o emulador quando são iniciados, mas nem todos eles passam por categorias mais avançadas, criadas pela equipe de desenvolvimento para definir a experiência do game com o programa.
Cerca de 5,7% desses 6 mil produtos, por exemplo, só funcionam até o menu inicial do jogo, enquanto 30,5% conseguem efetivamente carregar a jogatina – com diferentes níveis de desempenho, bugs e fidelidade visual.
Por fim, 63,5% se encaixam na categoria máxima, chamada de “Jogável”, que permite que a campanha seja completa sem ou com poucos problemas. É um número bem considerável e que mostra o comprometimento do time do RPCS3 ao longo de 10 anos de curadoria digital de games.
Fonte: Kotaku
Comentários