Segundo a Microsoft, a Rússia foi a responsável pela maioria dos ataques hackers patrocinados pelo estado detectados no ano passado. Estima-se que o país esteja ligado a pelo menos 58% das investidas contra agências governamentais dos Estados Unidos.

Além disso, foi descoberto que as tentativas de ataque vindo da Rússia aumentaram em 52% entre 2019 e 2020. No entanto, o país contou com uma taxa de sucesso de 32% em suas investidas.

Mesmo assim, um dos maiores ataques feitos contra os Estados Unidos, o da SolarWinds, foi atribuído ao governo russo que, após ter sua ligação descoberta em dezembro, voltou a se concentrar em chegar a agências governamentais envolvidas em política externa.

Mas além da Microsoft, o Google também monitora as tentativas de ataque vindas da Rússia. A empresa afirmou na última quarta-feira (06) que alertou cerca de 14 mil usuários que eles foram alvos de hackers patrocinados pelo governo russo.

Em um comunicado divulgado, Shane Huntley, chefe da equipe anti-hacker TAG do Google, disse que os avisos enviados tinham como objetivo proteger os usuários de uma recente campanha de phishing que visava “um grande volume de usuários do Gmail”.

O documento também afirma que essa tentativa de ataque estava ligada ao APT28, um grupo de hackers do governo russo responsável por alguns ataques importantes dos últimos anos.

“100% desses e-mails foram classificados automaticamente como spam e bloqueados pelo Gmail. Como sempre fazemos, enviamos avisos de invasores às pessoas que foram visadas”, continua o Google em nota.

No entanto, o que chama a atenção é a quantidade de pessoas que seriam alvo dos hackers. Além disso, ao que parece, essa é uma campanha global, que teve como objetivo atingir um amplo grupo de pessoas, incluindo jornalistas e membros importantes de governos.

Apesar dos hackers do governo russo estarem aumentando seus ataques, o Google, felizmente, está conseguindo bloquear as investidas, alertando os alvos. Segundo a empresa, seu objetivo é conscientizar as pessoas que são alvo ao mesmo tempo em que as incentiva a aumentar suas defesas, como usar chaves de segurança ou outras formas de autenticação.

Via: APNews/Vice

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários