A caça por mods e desenvolvimentos não oficiais que envolvam a franquia Grand Theft Auto segue como foco da Take-Two. Após emitir outro aviso de remoção, a dona da popular saga de videogames conseguiu derrubar pela segunda vez dois projetos de GTA: Vice City e GTA 3 que estavam sendo desenvolvidos por fãs dos jogos.

Intitulado de “re3”, o projeto estava disponível no GitHub e queria oferecer “o código-fonte totalmente revertido” para ambos os jogos, juntamente com uma série de melhorias como câmera giratória, suporte à widescreen e eliminação das telas de carregamento entre ilhas.

Em setembro, a Take-Two já havia entrado com uma ação judicial afirmando que os programadores dos projetos estavam “cientes de que não possuem o direito de copiar, adaptar ou distribuir o código-fonte derivado do GTA, do audiovisual ou de elementos dos jogos” e que isso constituiria “violação de direitos autorais”.

Na época, o re3 chegou a ser tirado do ar, mas o líder do projeto rapidamente entrou com um novo pedido ao GitHub que restaurou a página após 14 dias. Isso porque ele acreditava que estava fazendo um “favor” para a Take-Two, atraindo mais jogadores para a franquia GTA e corrigindo alguns problemas latentes dos jogos.

Não durou muito. A Take-Two emitiu um novo pedido de remoção do projeto e o GitHub foi forçado a, novamente, retirar o re3 do ar. O aviso solicitou que o GitHub removesse tudo em relação ao projeto re3 e uma mensagem do escritório de advocacia da companhia mostrou gratidão à cooperação da página open-source.

Perseguição aos mods de GTA

Vale lembrar que nos últimos meses a Take-Two tem perseguido e derrubado diversos mods da franquia, especialmente os dedicados a aprimorar títulos como GTA San Andreas e Vice City.

Os rumores sugerem que o lançamento da triologia oficial da franquia — que incluirá remasters dos games Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto San Andreas — seria o principal motivo dessa caça.

Remaster de triologia do GTA

Foto: Reprodução

Aliás, o Comitê Coreano de Classificação de Jogos já chegou a listar a triologia de GTA, o que indica uma grande possibilidade de os remasters, de fato, chegarem até o fim deste ano.

Fonte: NME

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários