Início For Gamers Outro patamar: mod transforma GTA 5 em Vice City realista com Ray...

Outro patamar: mod transforma GTA 5 em Vice City realista com Ray Tracing

Mod não oficial criado para o GTA V recria Vice City e pode dar uma prévia da próxima sequência da franquia

Embora a série Grand Theft Auto (GTA) seja reconhecida como um dos trabalhos de maior sucesso da Rockstar Games, a lacuna de mais de sete anos sem uma sequência de GTA V, lançado em 2013, tem deixado os fãs inquietos. Por conta disso, mods não oficiais para o último título da franquia têm sido constantemente criados para acalmar os ânimos dos mais ansiosos.

Dentre as modificações, uma das mais “hypadas” dos últimos tempos foi a do GTA Vice City, lançado originalmente para o PlayStation 2, em 2002. O mod desenvolvido para o GTA V não é uma recriação perfeita da antiga aventura, mas certamente é a coisa mais próxima de um remake disponível para os dias atuais.

É claro que comparar a qualidade visual dos dias de hoje com os da década de 2000 seria covardia. Mas fato é que tecnologias como o Ray Tracing, que tornam os gráficos próximos aos do fotorrealismo, praticamente mudam o game. E com o mod de GTA Vice City não foi diferente.

Para testar o poder das tecnologias — e GPUs — atuais, o canal GameSource, no YouTube, resolveu experimentar a modificação. Para isso, eles usaram um PC com 32 GB de RAM, equipado com o processador Ryzen 7 5800X e uma placa de vídeo GeForce RTX 3090 OC.

O setup foi capaz de reproduzir “Vice Cry: Remastered” em uma resolução 4K, com Ray Tracing ligado e com todas as configurações no máximo. O resultado foi surpreendente.

Como era de se esperar, a renderização realista deu outra cara ao game criado em 2002. Não que os gráficos da época fossem ruins — na verdade, eram bem avançados para o período. No entanto, remakes como esse explicam o porquê de as desenvolvedoras de jogos estarem apostando nas recriações de títulos clássicos.

“Prévia” do GTA VI?

Apesar de demonstrar um pouco do potencial dos remakes, esses mods de GTA não têm sido bem recebidos pela Rockstar. Tanto que, no mês passado, diversos jogadores reportaram que a desenvolvedora estava removendo mods de Vice City e outros cenários antigos criados para o GTA V.

Os episódios causaram estranheza da comunidade gamer e serviram para reforçar a tese — em virtude dos vazamentos anteriores — de que Vice City pode estar relacionado, de alguma forma, com o futuro GTA VI.

Aliás, a esperada sequência da franquia da Rockstar ainda não tem data marcada. O problema é que o famoso leaker Tom Henderson chegou a postar um vídeo, em junho deste ano, afirmando que fontes confiáveis teriam confirmado que o próximo game não será lançado antes de 2025.

Será que os fãs aguentam até lá?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES