O navegador Firefox, apesar de ter perdido alguns usuários, continua sendo um dos principais browsers para PCs. Já uma alteração feita pela Microsoft no Windows 11 para evitar a troca fácil do navegador parece que não representa exatamente um problema para a Mozilla.

De forma bem discreta, a Mozilla alterou o modo que o Firefox usa para se tornar o navegador padrão nos PCs. Agora, quando o navegador é aberto e não está configurado para ser o “padrão do Windows”, uma mensagem surge perguntando se deseja mudar, bastando um clique para que todo o processo seja concluído.

Assim, diferentemente do que precisa ser feito com outros navegadores no Windows 11, os usuários não precisam acessar o menu de “Configurações” do sistema operacional da Microsoft para mudar cada extensão de arquivo a ser associada ao novo browser.

Mozilla já criticou Microsoft em outras ocasiões

Em agosto deste ano foi descoberto que no Windows 11, a Microsoft havia mudado a forma de definir os aplicativos padrões do sistema. Inclusive, diversos sites mostraram como seria trabalhoso fazer uma simples troca do navegador a ser utilizado.

Já ao serem procurados pelo The Verge, alguns desenvolvedores de navegadores haviam criticado a mudança feita pela Microsoft. A Mozilla, por sua vez, tem até um histórico mais longo, uma vez que chegou a publicar em 2015 um comunicado em seu site criticando a Microsoft por este ponto envolvendo como o navegador padrão é definido.

Até o momento, não se sabe se a Microsoft irá ou não trabalhar em um meio para bloquear a troca do navegador desta forma. Por sua vez, outros navegadores concorrentes do Edge ainda não adotaram mecanismos similares ao visto no Firefox.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários