Alemanha luta por smartphones mais duradouros na União Europeia
País tenta convencer fabricantes de smartphones a aumentarem o prazo de suporte a atualizações de segurança e peças de reposição para 7 anosBy - Igor Shimabukuro, 6 setembro 2021 às 10:26
Em breve, os smartphones na União Europeia poderão ser muito mais duradouros. Isso porque a Alemanha está tentando fazer com que o bloco europeu exija que as fabricantes de celulares aumentem o prazo de atualizações de segurança e peças de reposição para sete anos, o que significaria um tempo extra para o uso seguro destes dispositivos.
Atualmente, a Apple oferece cerca de cinco ou seis anos de suporte de software. Já os smartphones da Samsung vêm, em média, com quatro anos de atualizações de segurança, mas esse prazo cai para cerca de três anos para a maioria dos dispositivos Android — a nova proposta pretende mais do que dobrar esta data limite.
É claro que ainda não existe nenhuma garantia que a medida seja aprovada, e é bem possível que este convencimento leve algum tempo. Já existe uma proposta para cinco anos de suporte, e tanto este quanto o novo projeto enfrentam resistências, já que as fabricantes desejam manter o prazo em apenas três anos.
Vale lembrar também que as atualizações de segurança não trazem novos recursos. Logo, não há garantia de que os smartphones recebam as novas versões do Android ou iOS caso a medida seja aprovada. A questão, na verdade, é que os celulares ficarão seguros contra bugs e vulnerabilidades de segurança por muito mais tempo.
Smartphones seguros por mais tempo
Se o suporte para atualizações de segurança dos smartphones e peças de reposição forem aumentadas para sete anos, os usuários terão muito o que comemorar. Como mencionado anteriormente, o principal motivo será a garantia de um uso seguro do dispositivo por muito mais tempo.
Enquanto as atualizações de sistema operacional focam em novos recursos ou melhorias de visual, as atualizações de segurança buscam corrigir as vulnerabilidades ao longo do tempo — bem similar aos patches de atualização de segurança do Windows ou de seu software preferido, por exemplo.
Outro benefício tem a ver com a compatibilidade com aplicativos. À medida que o software de determinado aparelho fica desatualizado, é bem possível que alguns apps parem de rodar no dispositivo. Logo, um prazo maior de suporte para smartphones significaria a manutenção de compatibilidades com aplicativos ou mesmo a adequação a futuras aplicações que surgirem no mercado.
Isso sem contar, é claro, no benefício ambiental. A lógica é simples: menos anos de suporte a atualizações de segurança pode exigir que usuários troquem de aparelho mais rapidamente. E com mais compras, maior o impacto ambiental devido ao produto descartado.
Este talvez seria o principal empecilho para as fabricantes, já que a medida pode culminar em menos vendas e mais gastos — o suporte contínuo a smartphones custa mais dinheiro às companhias. De todo modo, a medida pode significar uma grande ruptura para o mercado de celulares e a indústria deve ficar atenta aos próximos capítulos desta novela.
Fonte: TechRadar
Comentários