No último sábado (28), o jornalista Austin Evans publicou um vídeo afirmando que a nova versão do PS5 é pior do que o modelo original, especialmente por conta do novo sistema de resfriamento do console. No entanto, a recente revisão do portal Digital Foundry contesta o parecer de Evans, ao constatar que não houve nenhuma mudança na experiência do usuário.

PS5 mais quente?

O título do vídeo de Evans deixa claro o seu parecer após colocar as mãos no novo modelo do PS5 (CFI-1100) desenvolvido pela Sony: “O novo PS5 é pior”. Isso porque a versão conta com um novo dissipador menor, mais simples e menos eficiente do que o do videogame original (CFI-1000), resultando em um acréscimo de 3 a 5 graus Celsius na temperatura interna.

Ilustração de dissipadores das versões do PS5

Reprodução: Austin Evans

Contudo, a ideia de que dissipadores menos eficientes resultam em uma máquina mais quente — e, consequentemente, uma pior experiência — foi rebatida por Richard Leadbetter, da Digital Foundry, que teve acesso à versão revisada do console da Sony. Para ele, ambos os modelos parecem ser o mesmo quando se trata de uso real.

“Não é uma teoria estranha quando você olha para as reduções de massa e material, mas a questão de se está mais quente ou não não pode ser determinada medindo a produção de calor do exaustor sozinha”, afirmou Leadbetter. “Mesmo se ele [PS5] ficar alguns graus mais quente, pode muito bem ainda estar dentro das tolerâncias da fabricante”, completou.

Experimentos

Para comprovar sua tese, Leadbetter rodou o jogo Remedy’s Control — conhecido por exigir bastante dos consoles — com Ray Tracing habilitado por horas na nova versão do PS5.

O resultado do experimento apontou que o consumo de energia foi praticamente o mesmo dos modelos CFI-1000. Mesmo nos momentos de ápice do game, não foi detectado nenhum barulho extra dos ventiladores, o que significa que eles não tiveram que girar mais rápido para compensar uma temperatura interna mais elevada.

Leadbetter finaliza sua análise afirmando que o novo console parece ser o mesmo que o antigo, ao menos em termos de experiência do usuário. A informação tranquiliza os gamers que encararam a novidade com um certo receio, mas novos testes serão feitos para comprovar se, de fato, as mudanças no PS5 não culminaram em nenhuma mudança significativa para os usuários.

Fonte: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários