Baidu anuncia carro autônomo conceito sem volante ou pedais
By - Cesar Schaeffer, 18 agosto 2021 às 12:02
A Baidu, a princípio conhecida mundialmente por seu mecanismo de busca – que desbancou Google e Yahoo na China -, acaba de revelar duas novas apostas da empresa: a segunda versão de um chip proprietário de inteligência artificial e o um novo carro autônomo conceito; o Baidu Robocar.
Segundo a gigante chinesa, o Robocar é um “autônomo de verdade”; dispensa qualquer intervenção de um motorista humano para se locomover. A descrição classificaria o modelo como um autônomo de “nível 5” que, além de dispensar o condutor, ainda viria sem pedais ou volante.
Through #BaiduWorld2021, we have showcased the endless possibilities with Baidu. Reliable #robocars for transportation, enhanced technologies with #BaiduAICloud, Baidu Brain 7.0, and Kunlun II AI Chip are only the start of a new era of technology made possible by Baidu. pic.twitter.com/4ijAg4FB2j
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) August 18, 2021
Apesar do avanço em pesquisas e desenvolvimento de carros autônomos, ainda não existe um carro autônomo “nível 5” disponível no mercado. O mais longe que se a tecnologia chegou comercialmente são os serviços de robotáxi, que usam veículos “nível 4”, ou seja, exigem a presença de um “vigilante” humano mesmo com a capacidade para realizar todos os comandos de direção e monitorar o ambiente ao seu redor para tomar decisões.
“Você pode tirar uma soneca durante a viagem e o espaço [interno] é grande o suficiente. Você pode até esticar o corpo”, disse um porta-voz durante a demonstração.
Take a sneak peek at Baidu's newly launched #robocar.#BaiduWorld2021 #BaiduNews pic.twitter.com/jiI6F4jIV3
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) August 18, 2021
Apesar de toda empolgação e demonstração do Robocar, ainda não há qualquer perspectiva de quando poderemos ver carros assim nas ruas – inclusive lá na China também. De qualquer forma, é também um anúncio para o mundo de que a Baidu continua firme e forte na busca da inovação.
Mais Baidu…
A Baidu também anunciou a expansão do serviço de robotáxi que opera nas ruas de Pequim desde maio – o primeiro do tipo disponível na China. Recentemente, a gigante chinesa fechou parceria com uma fabricante estatal para construir 1.000 veículos autônomos nos próximos três anos exclusivamente para o serviço de robotáxi no país.
Para fechar o dia de apresentações, a Baidu anunciou o início da produção em massa da segunda versão do processador proprietário de inteligência artificial. O chip vai usar tecnologia de 7 nanômetros. O Kullun II, segundo a empresa, terá desempenho de duas a três vezes melhor se comparado com a geração atual de processadores da marca.
A nova versão do chip de inteligência artificial da companhia será usado para para uma série de projetos da empresa, entre eles, principalmente, a direção autônoma e o tráfego inteligente.
Fonte: ZDNet
Comentários
Thales Alexandre
BAIDU??
será que vai prestar? porque antigamente tu baixava alguma coisa na internet e vinha o Baidu junto pra instalar hahahaha