Início Tecnologia Google testa recurso que usa expressões faciais para controlar o smartphone

Google testa recurso que usa expressões faciais para controlar o smartphone

A novidade do Google faz parte da beta mais recente do Android 12

O Google começou a testar um novo recurso que promete permitir que os telefones com Android possam ser controlados usando expressões faciais, como um sorriso ou sobrancelhas.

Como relatado pelo XDA Developers, o recurso, chamado Camera Switch, deve chegar com a décima segunda versão do app Android Accessibility Suite que está disponível na nova beta do Android 12.

As expressões poderão ser usadas para acessar vários controles, como rolar a tela, voltar ao menu inicial ou simplesmente visualizar notificações. Em capturas compartilhadas, é possível ver que será possível ajustar a sensibilidade do software ao reconhecer o rosto dos usuários.

Android
Foto: XDA Developers

Essa característica pode ser muito importante para definir padrões de utilização e evitar ativações acidentais. No entanto, vale notar que há um aviso que o recurso pode consumir muita bateria do telefone.

A funcionalidade do Google é claramente voltada para pessoas que, por algum motivo, têm dificuldades para usar o toque na tela. E, ao contrário do sistema de controle por voz, as expressões faciais são silenciosas, o que pode tornar a ferramenta bastante útil para ser utilizada em público ou em locais em que não se pode fazer barulho.

O sistema Android é conhecido por implementar vários recursos de acessibilidade nos lançamentos recentes. Na décima primeira versão, por exemplo, o Google apresentou melhorias no recurso de controle de voz.

A chegada da novidade junto da beta do Android 12 sugere que o recurso pode estar disponível como parte da atualização do sistema operacional, prevista para o fim do ano. No entanto, não há como confirmar que a ferramenta de fato fará parte do download quando estiver disponível para todos os usuários.

Via: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES