Rumores que começaram a ganhar força no Twitter indicam que as novas GPUs AD102 da Nvidia devem se tornar o carro-chefe da empresa para jogos. No entanto, um detalhe chamou a atenção, trata-se do consumo de energia desse hardware – que pode precisar de mais de 400 watts para funcionar.
Alguns outros leakers, identificados como kopite7kimi e Greymon55, ainda dizem que esse total pode chegar a 500 watts. Embora a placa ainda esteja em estágio de desenvolvimento – e isso possa mudar – parece que o design da GPU foi finalizado. Portanto, o valor pode estar próximo do real.
Mas a Nvidia não parece a única que lançará placas com alto consumo de energia. Bondrewd, membro do fórum Beyond3D, afirma ter informações privilegiadas sobre o Navi 31 da AMD, chip que deve estar presente nas próximas placas da marca.
Ele afirma que a nova tecnologia da AMD deve contar com matriz dupla, o que a torna relativamente grande. Isso faz com que uma potência alta seja requisitada. Portanto, a nova GPU deve requerer entre 420 W e 450 W para funcionar.
Apesar de não ter uma data de lançamento confirmada, Dra. Lisa T. Su, CEO da AMD, confirmou que a disponibilização deve ocorrer em algum momento de 2022.
É muito provável que tanto a Nvidia quanto a AMD ainda estejam ajustando a eficiência de energia de suas GPUs de próxima geração, mas uma coisa é inegável: ambas certamente exigirão mais energia.
Ambas as GPUs devem oferecer mais de 15 núcleos FP32 e há rumores de que terão pelo menos duas vezes mais desempenho que as principais placas disponíveis atualmente. Apesar dessa afirmação, ainda não é possível confirmar qualquer outro detalhe.
Via: VideoCardz
Comentários