Porsche entra na corrida espacial como rival da SpaceX e Blue Origin
By - Cesar Schaeffer, 29 julho 2021 às 16:50
Elon Musk, Jeff Bezos e companhia que se cuidem. Se eles acham que, Nasa à parte, estão dominando o espaço, eis que surge um novo rival nessa corrida; e um rival famoso não somente pelo luxo mas, principalmente, por velocidade e inovação: a Porsche.
Calma, não é que a Porsche vai começar a fabricar foguetes ou enviar seus carrões para espaço. Mas a montadora acaba de investir em uma startup alemã, a Isar Aerospace, segundo reporta o Financial Times.
A Porsche se junta a um grupo de novos investidores para injetar US$ 75 milhões na empresa – agora, com mais essa quantia, a rodada de financiamento total na startup alemã já chega a US$ 165 milhões.
“O financiamento vai permitir que a Isar Aerospace invista ainda mais em sua infraestrutura de lançamento, teste e fabricação para sua produção de foguetes em grande parte automatizada e operações comerciais”, disseram os alemães em um comunicado.
Apesar de ainda dar os primeiros passos nessa corrida espacial, a ambição da Isar Aerospace é bater de frente com as gigantes SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos. O trunfo da empresa alemã é oferecer o lançamento de satélites “relativamente” baratos.
Um foguete “patrocinado” pela Porsche
O Spectrum, o foguete da Isar Aerospace, está em desenvolvimento. O veículo espacial de dois estágios será construído especificamente para o lançamento de satélites e terá capacidade de carga de até 1.000 kg.
Fundada em 2018, a startup alemã ainda não enviou qualquer satélite ao espaço, mas já recebeu US$ 180 milhões em financiamento desde o lançamento. Em maio, a Isar Aerospace se tornou a primeira empresa privada europeia a fechar um contrato com a Agência Espacial Européia (ESA), ao receber US$ 13 milhões do governo alemão para efetuar o lançamento de dois satélites.
O primeiro lançamento do Spectrum está previsto para o final de 2022.
Aposta no espaço
No mês passado, a SpaceX colocou 88 satélites em órbita em um único lançamento. A Virgin Galactic, de Richard Branson, também já enviou uma série de satélites ao espaço, inclusive alguns do Departamento de Defesa dos EUA.
A Isar Aerospace disse acreditar que o espaço se tornará uma plataforma tecnológica fundamental para muitas indústrias em todo o mundo — do setor automotivo ao de telecomunicações — trazendo avanços e novos recursos de conectividade, criptografia e armazenamento de dados.
Segundo a empresa alemã, o mercado de serviços de lançamento espacial deve aumentar para mais de € 30 bilhões até 2027; deste valor, quase um terço virá dos lançamentos de satélites em órbita.
“Estamos convencidos de que o acesso flexível e econômico ao espaço será um facilitador da inovação em muitos setores da indústria”, concluiu Lutz Meschke, executivo da Porsche responsável pela gestão de investimentos.
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